18 de out. de 2013

Livros: ENTRE SEM BATER: A VIDA DE APARÍCIO TORELLY, O BARÃO DE ITARARÉ


ENTRE SEM BATER: A VIDA DE APPARICIO TORELLY, O BARAO DE ITARARE
O livro Entre sem bater: A vida de Aparício Torelly, o Barão de Itararé (Ed. Casa da Palavra, 480 p.), do jornalista Cláudio Figueiredo, resultado de um vigoroso projeto de pesquisa que incluiu dezenas de livros e documentos, acompanha a vida de um dos maiores humoristas brasileiro, que se dedicava a debochar da imprensa, do governo, dos políticos e dos intelectuais. Uma verdadeira metralhadora giratória.

O título é a frase que o jornalista escreveu na porta do seu jornal após ser espancado ao ser vítima de um atentado em 1934. Torelly foi o fundador do jornal A Manha, que unia ironia e luta política.

A obra entrelaça a história da imprensa com a da cidade (RJ) e a do país, traçando um painel do jornalismo carioca da primeira metade do século XX.

Veja entrevista do autor no Programa do Jô.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)

17 de out. de 2013

Filmes: A ÚLTIMA ESTAÇÃO (2009)

O filme A ÚLTIMA ESTAÇÃO (The Last Station, 2009), baseado em livro de Jay Parini, tem como tema central os últimos anos do escritor russo Leon Tolstoi, vivendo em sua propriedade Yasnaya Polyana, com sua esposa, Sofia, sendo visto por alguns como um santo vivo, por rejeitar a propriedade privada e defender a resistência passiva e conflitando com sua esposa que pensa no futuro dos 13 filhos do casal. Veja o trailer.

Com interpretações magníficas de Christopher Plummer e Hellen Mirren, o filme mostra que o embate entre a esposa de Tolstoi, Sofia, e seu melhor amigo e disseminador de suas ideias, Chertkov, se torna mais do que uma disputa de bens, mas uma disputa pela memória e legado do grande autor.

Veja análise do filme. Interessante para quem estuda gênero, velhice, sociedades alternativas e biografias no cinema.

Assista!






16 de out. de 2013

Núcleos de pesquisa: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - UFPR

O PGHIS da UFPR, que iniciou suas atividades em 1972, está estruturado em torno da área de concentração História, Cultura e Sociedade e de três linhas de pesquisa: Cultura e Poder, Espaços e Sociabilidades e Intersubjetividade e Pluralidade: reflexões e sentimentos na História.

O site do PGHIS oferece informações sobre as linhas de pesquisa, o corpo docente, os grupos e núcleos de pesquisas, dentre outras informações importantes.  

Você encontra ainda um banco de teses e dissertações defendidas entre 2004 e 2013, além de informações sobre livros publicados e da revista História: Questões & Debates.

Aproveite o material. 


Arquivos digitais: BANCO DE DADOS TV-PESQUISA

O Banco de Dados TV-Pesquisa, desenvolvido pelo prof. João Luís van Tilburg, da PUC-Rio, é um banco de dados sobre a televisão brasileira, com acervo de matérias publicadas na imprensa escrita brasileira cuja temática seja a televisão. O acervo conta com mais de 180 mil matérias, desde 1967.

O site disponibiliza consulta por tema, ano, emissora, programa, palavra-chave. Um tutorial (como usar) o auxilia na pesquisa.

São notícias, reportagens, editoriais, colunas especializadas e correspondência, que formam um panorama da história da televisão brasileira, da época e da sociedade que o produziu.

15 de out. de 2013

Museus: MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Museu da Língua Portuguesa, localizado no histórico edifício da Estação da Luz e inaugurado em 2006, é dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa, enquanto patrimônio imaterial, utilizando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. 

As exposições estão distribuídas nos seguintes espaços: no primeiro andar, as exposições temporárias; no segundo andar, as permanentes (Grande Galeria, Mapa dos Falares, etc.), no terceiro, os auditórios e a Praça da Língua. Os elevadores também são espaços de exposições.

Além de um breve relato sobre as exposições anteriores, o site traz também textos que auxiliam no melhor conhecimento da nossa língua. 

As coleções ainda não estão disponíveis para acesso online, mas você pode conhecer um pouco do museu neste vídeo da série Conhecendo Museus.

(fonte: Revista História Viva, no. 107)
imagem: http://www.sbfa.org.br

14 de out. de 2013

Publicações: REPOSITÓRIO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

REPOSITÓRIO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA  tem como objetivos promover o acesso livre, incrementar a visibilidade e a acessibilidade da produção científica da Universidade, além de servir como forma de preservar a memória intelectual da UL.

O repositório reúne documentos de todas as áreas científicas, tais como teses, dissertações, artigos de revistas portuguesas e estrangeiras, comunicações a congressos.

O site fornece duas formas básicas de busca: as pesquisas Rápida e Simples, são por palavra-chave; na pesquisa Avançada você pode definir o que e onde quer pesquisar.

Além dessas pesquisas, você pode explorar o repositório por Comunidade e Coleção, por ano de publicação, por autor, por título, por assunto ou por tipo de documento.

É entrar, explorar e usar. Boa viagem exploratória por terras portuguesas.