25 de out. de 2013

Livros: CORONELISMO, ENXADA E VOTO


O livro CORONELISMO, ENXADA E VOTO: O município e o regime representativo no Brasil, de Victor Nunes Leal, foi publicado em 1949 e é considerado um clássico sobre a política brasileira. O livro consagrou o termo "coronelismo" como "sistema de troca de favores entre o fortalecido poder central e senhores de terra, que garantiam o voto adestrado das dependentes e ignorantes massas rurais."

O autor se utiliza de documentos históricos, legislações e dados estatísticos para adentrar neste sistema, mostrando sua face além do mandonismo local.

Leia este artigo que fala sobre a obra nos 60 anos de sua publicação. Veja também esta entrevista com a historiadora da Universidade de Passo Fundo Eliana Colussi sobre a obra.

(fonte: RHBN, Ano 8, no. 86)

24 de out. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL AMERICANA - DPLA

A Digital Public Library of America (DPLA), um projeto capitaneado pelo historiador americano e diretor da biblioteca de Harvard Robert Darnton, tem como objetivo reunir e compartilhar de forma gratuita, na internet, milhares de documentos e obras que pertencem a bibliotecas, universidades, museus e arquivos dos Estados unidos. 

Já são mais de três milhões de itens disponíveis para consultas, entre fotografias, mapas, documentos, objetos, códices, etc. O site disponibiliza duas forma interessantes de pesquisa: uma linha do tempo e um mapa. Tem também algumas exibições especiais preparadas especialmente para você, como essa sobre uma greve em 1912.

Visite, explore, aproveite... Veja o programa Roda Viva com Robert Darnton na qual fala sobre este assunto.


(fonte: blog Café História)

23 de out. de 2013

Núcleos de pesquisa: LEMP - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE MILITARES NA POLÍTICA

Em uma iniciativa da UFRJ visando a melhor formação de pesquisadores, o LEMP - LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE MILITARES NA POLÍTICA tem como foco de estudos a relação das Forças Armadas com processos políticos em qualquer tempo e lugar, privilegiando o estudo do Estado, instituição que os militares integram.

No site você pode ter acesso ao coordenador do grupo e a seus membros, programas de estudo do grupo, links úteis, acesso à revista Militares e Política. Atenção para a chamada para o evento 50 anos do golpe de 64.

Na seção Produção você conhece os materiais que o grupo produziu, separado por tipo de publicação, como por exemplo livros, monografias, dissertações, artigos.

Visite e aproveite.      



Museus: MUSEO CIVICO ARCHEOLOGICO DI BOLOGNA

Museo Civico Archeologico di BolognaO MUSEO CIVICO ARCHEOLOGICO DI BOLOGNA está sediado no Palazzo Galvani, um prédio do século XV, desde sua inauguração em 1881. Hospeda uma rica coleção arqueológica, com importantes materiais sobre a civilização etrusca. 

São atualmente cerca de 200.000 peças divididas em 8 seções, que vão desde a pré-história de Bologna até a coleção romana, passando por etruscos, gálicos, egípcios, etc. O site oferece também alguns percursos por suas coleções.

Um dos setores mais interessantes é a coleção online, que traz mais de 2000 imagens com informações detalhadas sobre cada objeto.

Seja um explorador. Aproveite.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)




22 de out. de 2013

Filmes: O ABSOLUTISMO: A ASCENSÃO DE LUIS XIV

Roberto Rossellini, um dos mestres do neorealismo italiano, fez para a televisão este filme cujo título parece ser preparado para ser utilizado em aulas de história: O Absolutismo: A Ascensão de Luis XIV (La prise de pouvoir par Louis XIV, 1966). Conta, como o nome original diz, o processo de "tomada do poder por Luis XIV". Iniciando-se com a morte do cardeal Mazarin, o filme acompanha as ações do rei para se tornar "o" monarca da França.

Filme interessantíssimo, até certo ponto didático, que em cenas que se referem à ações comuns da vida de qualquer ser humano (a morte, uma refeição, um passeio, uma visita à mãe) mostra todos os meandros do poder, da arte da política, da tomada e da manutenção do poder.

O filme está disponível no youtube.




21 de out. de 2013

Publicações: REPOSITÓRIO DE OUTRAS COLEÇÕES ABERTAS (ROCA)

O Repositório de Outras Coleções Abertas – ROCA dissemina para todos os interessados conhecimento produzido na UTFPR. O objetivo é reunir, preservar e permitir acesso aos TCC produzidos por alunos de todos os Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O site permite a busca simples, em sua página inicial, ou a busca avançada, na qual é possível combinar diversos critérios, como autor, ano, assunto, etc.

Além disso, é possível visualizar o acervo já depositado em diversas formas, como por exemplo: por comunidades e coleções, por data de emissão, por assunto, por título.    

Seja bem-vindo ao ROCA!

(fonte: prof. Maurini de Souza)