8 de nov. de 2013

Arquivos digitais: VERMONT HISTORICAL SOCIETY

O VERMONT HISTORICAL SOCIETY é um site que visa divulgar o patrimônio e a história do estado norte-americano de Vermont. Com o site, o grupo visa atingir um público amplo na divulgação das coleções dos museus do estado. 

As coleções virtuais do site trazem interessante material relacionado com a história dos Estados Unidos da América, como por exemplo sobre liberdade e união, mulheres, cartas de soldados da Guerra Civil Americana.


Visite. Este pode ser um material interessante de pesquisa e ensino.

(fonte: Revista História Viva, no. 111)   

7 de nov. de 2013

Núcleos de pesquisas: PROJETO JORNAIS FRANCESES NO BRASIL

O JORNAIS FRANCESES NO BRASIL traz o resultado de projeto, desenvolvido pela prof. Dra. Valéria Guimarães, da UNESP/Franca, que tem por objetivo mapear a circulação de alguns jornais franceses na virada do século XX no Brasil, no eixo Rio-São Paulo, e compreender as implicações deste movimento e destes periódicos para o desenvolvimento da imprensa brasileira. Veja uma exposição sobre o projeto.

São disponibilizadas publicações como verbetes (documentos inéditos localizados durante as pesquisas),  painéis apresentados pelos participantes de iniciação científica, artigos e bibliografiaVocê conhece também os pesquisadores.

Um banco de dados com os jornais será disponibilizado futuramente à todos.

Visite e compartilhe.

(fonte: INFORME ANPUH, 31)

6 de nov. de 2013

Museus: VICTORIA & ALBERT MUSEUM

O VICTORIA & ALBERT MUSEUM, localizado em Londres, foi fundado em 1852. É um dos maiores em arte decorativa e design, com uma coleção de mais de 4,5 milhões de objetos, desde a antiguidade até o presente.

Para pesquisar itens das coleções, você tem a disposição uma base de dados imensa, podendo escolher inclusive somente itens com fotos. Uma pesquisa avançada permite indicar o ano inicial e final da pesquisa, artista, local de origem etc.

O site disponibiliza um mapa digital no qual você pode ver a localização das obras e imagens das mesmas. É só entrar e se perder...


(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)
foto: http://www.vam.ac.uk/

Livros: OS MISERÁVEIS

Romance histórico, crítica social, análise psicológica, análise social, tudo em um só obra, escrita no século XIX pelo francês Victor Hugo: Os Miseráveis. Acompanhando a história de Jean Valjean, preso por roubar um pedaço de pão, e suas aventuras, venturas e desventuras após sair da prisão, cruzando seu caminho com os acontecimentos da França. Veja resenha sobre a obra.

São 5 partes, que costuram a vida de Jean Valjean, com os fatos históricos: Fantine, Cosette, Marius, Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis, Jean Valjean.

Além de ser uma fonte histórica, o livro também é uma tentativa de trazer para a frente dos fatos históricos uma sociedade à margem, pessoas simples, o povo. Ou seja, a obra pode ser considerada uma precursora de métodos historiográficos modernos.

Leia este artigo sobre a recepção da obra no Brasil do século XIX.

Vale a pena cada linha escrita!

imagem: http://produto.mercadolivre.com.br



5 de nov. de 2013

Filmes: INTOLERÂNCIA

File:Intolerance (film).jpgApós as críticas recebidas pelo seu tratamento da questão racial em O nascimento de uma nação, D.W.Griffith filma este épico, Intolerância (Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages; 1916), sobrepondo quatro histórias de diferentes períodos que ilustrassem "as lutas de amor através dos tempos": o atual (1916), a Noite de São Bartolomeu, a paixão de Cristo, a antiga Babilônia. Veja o trailer.

Com grandiosos cenários, milhares de figurantes, intercalação das histórias, criação de suspense com cortes, uma estrutura narrativa revolucionária. Como indicava na época de sua divulgação o filme queria falar também da liberdade de expressão no cinema.

Leia artigo que analisa como a intolerância aparece na obra, a partir de uma análise fílmica.

Assista ao filme


fonte: livro "1001 filmes para ver antes de morrer"

4 de nov. de 2013

Publicações: REVISTA ELETRÔNICA DO NIEJ

A Revista Eletrônica do NIEJ - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos, publicada pela UFRJ, é um espaço de divulgação de trabalhos acadêmicos de autores nacionais e internacionais cujo principal tema é o judaísmo em suas múltiplas expressões. 

A revista está em seu sexto número. Você pode consultar os números anteriores (em pdf) clicando sobre o número da edição que você quer conhecer.

A ideia é publicar artigos nacionais e internacionais, que resultem de pesquisa original na área de estudos judaicos; entrevistas com personalidades do mundo público e do cenário acadêmico; resenhas de livros e filmes; ensaios e artigos de estudantes de graduação e de pós-graduação. 

É uma vasta gama de conhecimento para aqueles que estudam ou se interessam pelo tema.