16 de nov. de 2013

Filmes: EM NOME DE DEUS

O filme Em nome de Deus (Stealing haven, 1988) conta a história do romance entre Abelardo e Heloísa, uma das histórias de amor mais emocionantes dos tempos medievais. Veja um trailer do filme.

Um casal que foi separado em vida mas está junto para a eternidade. Estive na túmulo deles no Cemitério Pere Lachaise e é emocionante conhecendo os relatos sobre o amor deste casal.
 

Clique aqui para acessar artigo que utiliza o filme para análise da questão da representação do professor no cinema. E neste livro, disponível no Google books, você pode ler a introdução, que conta a história do casal e parte das correspondências entre eles.


15 de nov. de 2013

Publicações: CADERNOS ZYGMUNT BAUMAN

A Universidade Federal do Maranhão - UFMA publica semestralmente a revista eletrônica Cadernos Zygmunt Bauman, uma revista multidisciplinar que busca abordar temas como relações humanas, axiologia, violência pública, insegurança, consumismo e moda. O nome é uma homenagem ao sociólogo polonês nascido em 1925 que discute temas relacionados com a pós-modernidade.

O site fornece acesso a todas as edições (até o momento são 5 revistas), a qual tem sempre um tema central em seus artigos, como por exemplo Docência em tempos líquidos; Modernidade e pós-modernidade. A primeira edição (O início) é uma breve introdução ao pensamento de Bauman. 

Visite, conheça, compartilhe. A revista está também no facebook.

14 de nov. de 2013

Livros: HOMENS EM TEMPOS SOMBRIOS

A pensadora Hannah Arendt escreve em HOMENS EM TEMPOS SOMBRIOS (Companhia das Letras, 320 p.), ensaios biográficos sobre pessoas que viveram na primeira metade do século XX, marcados pela emergência do totalitarismo, do nazismo e do stalinismo. São pessoas de diversos meios que são retratadas, como Bertold Brecht, Rosa Luxemburgo, João XXIII, Walter Benjamin. 

A autora faz uma reflexão apaixonada e por vezes implacável dos erros e acertos dessas personalidades, suas culpas e vitórias, responsabilidades e irresponsabilidades perante a realidade que enfrentaram.

O ensaio sobre o papa João XXIII é delicioso, tendo um início fascinante e muito envolvente. A nova edição de 2008 traz um posfácio de Celso Laffer com um perfil da autora.

Veja este artigo que trata da obra.

(fonte: RHBN, no. 93, JUNHO/2013)

13 de nov. de 2013

Núcleos de pesquisa: LABHARTE – LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA ARTE

O LABHARTE é uma criação do PPG em História da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina abrigando trabalhos da linha de pesquisa Arte, Memória e Patrimônio, no sentido de "refletir sobre a produção de bens culturais, nos contextos de patrimonialização, museificação e de políticas de memória, imagem e representação".

O site oferece informações sobre professores envolvidos e colocando o mouse sobre a guia Professores você tem acesso aos projetos desenvolvidos por cada um. A mesma visão você tem para a guia Alunos, com informações sobre projetos em andamento, teses e dissertações defendidas, e muito mais.

Você também pode acessar as informações sobre os eventos do grupo, dentre eles os 6 Colóquios de História da Arte já realizados.

Visite e aproveite. Muito conhecimento a ser explorado.

(fonte: INFORME ANPUH, 31)

Museus: VAN GOGH MUSEUM

O VAN GOGH MUSEUM está localizado em Amsterdam na Holanda, com a maior coleção de pinturas do artista holandês, além de outros artistas contemporâneos a ele. O museu oferece a oportunidade de acompanhar a evolução das obras de Van Gogh. Além das obras, o museu também oferece exposições sobre a história da arte.

Esta disponível diversas opções para curtir o Museu de casa, como passear pela coleção por meio da função Here to Stay Online e ler frases e cartas do Van Gogh.

Você pode explorar a coleção (mais de 4000 obras), com diversas opões de filtro, como artista, data, local.


(fonte: Revista História Viva, no. 115)
foto: http://mundicas.wordpress.com/

12 de nov. de 2013

Arquivos digitais: AVÓS DA PRAÇA DE MAIO

A ONG Abuelas de Plaza de Mayo foi criada após o Golpe Militar ocorrido na Argentina, que culminou com o desaparecimento de mais de 30 mil pessoas, com a finalidade de localizar e restituir a suas famílias legítimas todas as crianças sequestradas de desaparecidos políticos pela repressão políticas, além de exigir punição para os responsáveis.

Além da área dedicada a imagens dos desaparecidos, o site traz um vasto material de consulta, com bibliografia, material fotográfico, a revista comemorativa dos 30 anos da entidade. Você pode acessar também o Livro de Fotos dos 30 anos.

Acesse e conheça este importante movimento da América Latina.

(fonte: RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)
  

11 de nov. de 2013

Filmes: A HISTÓRIA OFICIAL

A ditadura argentina vista a partir da situação das crianças filhas de desaparecidos políticos que foram entregues para a adoção e a luta das avós para descobri-las, este é o centro do filme argentino A história oficial (La historia oficial), ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro. Alícia, a personagem central, é uma professora de História que "descobre" o seu país a partir das descobertos sobre sua filha.

É a repressão vista a partir de dentro de casa, os olhos cegos da classe média para o que estava acontecendo em seu próprio país, a brutalidade da ditadura, a omissão da igreja, a versão oficial dos fatos, e muito mais. Tudo visto com muito cuidado e visão crítica.  

É o presente marcado pelo passado recente e as feridas da ditadura que não se fecham tão rapidamente. Belo filme.

Leia aqui um artigo sobre a questão das crianças desaparecidas durante as ditaduras no Cone Sul 

(fonte: RHBN, no. 89, FEVEREIRO/2013)
Imagem: http://www.sinopsedofilme.com/



10 de nov. de 2013

Publicações: REVISTA UNIVERSITÁRIA DO AUDIOVISUAL

A RUA – Revista Universitária do Audiovisual é uma publicação editada pela UFSCar para divulgação de trabalhos acadêmicos, novidades e atividades do relacionadas a cinema e audiovisual. A ideia é ampliar as discussões nascidas em âmbito acadêmico, levando-as para um público mais abrangente.

As edições mensais da revista podem ser acessadas na aba Edições Anteriores. Em Dossiê você tem acesso aos números especiais da revista, cada um dedicado a um assunto específico.