22 de nov. de 2013

Livros: O GOVERNO JOÃO GOULART – AS LUTAS SOCIAIS NO BRASIL – 1961-1964


Em O GOVERNO JOÃO GOULART – AS LUTAS SOCIAIS NO BRASIL – 1961-1964 (Ed. Unesp, 317 p.), escrita em 1976 e já em sua 10a. edição, o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira reflete sobre o espírito de uma época conturbada e difícil, em que as lutas pela restauração das liberdades democráticas estavam na pauta do dia, como por exemplo a questão agrária.

Valendo-se, além de fontes primárias ou de imprensa, mas também de depoimentos de diversos personagens deste importante período, que participaram da ascensão e queda do Governo João Goulart, a obra constituiu-se numa das primeiras tentativas de desmistificação do golpe de 1964. 

Mais do que detalhar fatos, a obra faz um balanço sócio-político deste período de tensão. Veja aqui resenha da obra.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

21 de nov. de 2013

Arquivos digitais: VENERANDA BIBLIOTECA AMBROSIANA DE MILÃO

A Biblioteca Ambrosiana foi fundada em 1609 pelo cardeal Federico Borromeo, sendo concebida para funcionar como um centro de estudo e cultura. Seu catálogo é de uma riqueza inquestionável, com milhares de documentos disponíveis.

O projeto DAI - Digital Ambrosiana on Internet disponibiliza parte deste importante acervo. Para pesquisar o material você precisa se cadastrar e explorar o material digital. Um catálogo online auxilia você na busca.

Veja uma prévia do que você encontra pesquisando o material digitalizado: manuscritos de diversas culturas e o Codix Atlanticus, escrito e desenhado por Leonardo da Vinci (passeie por ele).

20 de nov. de 2013

Núcleos de Pesquisa: NEPAM - UFRN

Conheça o NEPAM - Núcleo Nísia Floresta de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações Sociais de Gênero, um grupo criado na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1991, com caráter interdisciplinar, congregando pesquisadores interessados na temática de gênero e relações sociais.

As linhas de pesquisa estão associadas a questões relacionadas à mulher, gênero, violência, participação, administração pública, História e sociedade. Um dos projetos de extensão é o programa Rádio Mulher, que vai ao ar na FM Universitária 88,9 todos os domingos das 11 às 12. 

O núcleo possui um banco de dados com documentação sobre o assunto, porém ainda não está disponibilizado online.

Visite e aumente sua rede de pesquisadores de temas em comum.

Museus: MUSEU DO FUTEBOL (SP)

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e concebido pela Fundação Roberto Marinho para mais do que sobre o esporte, ser um museu que permite ao visitante percorrer o Brasil do século XX e perceber a ligação dos usos, costumes e comportamentos do brasileiro estão ligados ao futebol. 

O site disponibiliza um passeio pelas salas, o percurso do visitante, no qual você conhece o conteúdo das salas, inclusive com algumas entrevistas disponíveis. 

O acervo ainda não está disponibilizado online, mas foi criado o CRFB - Centro de Referência do Futebol Brasileiro dinamizar a divulgação do conteúdo do museu. Veja aqui os projetos do CRFB, como o Memória Viva,  com entrevistas com jogadores das seleções entre 1954 e 1982.

(fonte: Revista História Viva, no. 113)

19 de nov. de 2013

Filmes: BOM DIA, BABILÔNIA

O cinema representado no próprio cinema é sempre uma fonte interessante de pesquisa, e esse filme, Bom dia Babilônia (Good Morning, Babylon, 1987), dos cineastas italianos Paolo e Vitorio Taviani, retrata a construção dos cenários do filme Intolerância, dirigido por D. W. Griffith em 1915, a partir da vida de dois irmãos que imigram para os EUA no começo do século XX em busca do sonho americano. Veja um cena do filme.

O filme trata sobre arte, o primeiro cinema, arquitetura, o sonho americano, representações do cinema pelo cinema e muito mais. Veja este artigo do professor Ismail Xavier analisando as duas obras: a que representa e a que é representada. 

É muito interessante para ver a magia do cinema. Vale a pena assistir.

Dica: um anônimo no post sobre Intolerância


18 de nov. de 2013

Publicações: BIBLIOTECA DIGITAL UNCUYO

A Biblioteca Digital Uncuyo é o repositório institucional da Universidade Nacional de Cuyofundada em 1939 e considerada o maior centro de educação superior da província argentina de Mendonza. 

Atualmente o repositório possui mais de 3.000 objetos digitais em texto, áudio e vídeo. O acesso é livre. São dois métodos de busca: a geral, com informação de palavra-chave; a busca por tipo. Veja aqui um guia de uso.

Na sessão de textos, você tem acesso livros eletrônicos, produção científica acadêmica, teses. Em vídeos, estão disponíveis arquivos audiovisuais e sonoros, como entrevistas e eventos acadêmicos.  

Explore o material e boa pesquisa.