30 de nov. de 2013

Livros: HISTÓRIA PRODIGIOSA DE PORTUGAL: MITOS E MARAVILHAS

O historiador e doutor em História Joaquim Fernandes, professor da Universidade Fernando Pessoa, no livro HISTÓRIA PRODIGIOSA DE PORTUGAL: MITOS E MARAVILHAS (Ed. Quidnovi, 360 p.) nos leva a uma visita guiada aos subterrâneos do inconsciente coletivo da crença nos prodígios e mitos da cultura portuguesa desde sua sua pré-nacionalidade até o século XVIII.

Este é o resumo que o próprio autor mandou para o Acervos de História: "Aqui se apresenta o retrato de um País digno de Alice, tão crédulo e piedoso na regência dos negócios públicos: crenças, mitos e maravilhas cozinhados a lume brando em pactos partilhados entre o céu e o inferno, em sobrenatural e fantástica existência nossa, abençoada a incenso ou a enxofre, com anjos e demónios, par a consolação e provimento da Grei. Nas páginas desta "História Prodigiosa de Portugal" o leitor irá conhecer personagens e eventos capitais que marcam este milenar consórcio de Portugal com os universos do sobrenatural e da magia."

Para conhecer e também servir como inspiração para novos estudos.

Dica: do autor, via Café História

29 de nov. de 2013

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NACIONAL DE ESPAÑA

A BNE - Biblioteca Nacional de España foi fundada por Felipe V em 1711 e abriu suas portas em 1712 como Real Biblioteca Pública, com a missão de receber e conservar um exemplar de cada livro impresso na Espanha. Veja aqui a história da biblioteca. Além dos milhares de exemplares conservados, a BNE possui um museu e promove exposições e atividades culturais.

A parte digitalizada do acervo está disponibilizada na Biblioteca Digital Hispánica, que convida o visitante a descobrir suas coleções que incluem, dentre outros, material sobre cavalaria e D. Quixote, o teatro do ciclo do ouro, atlas e material cartográfico, e muito mais. Na busca avançada você pode combinar critérios que facilitem suas buscas.

Além desse material, a BNE também oferece acesso ao material da Hemeroteca Digital e livros interativos, como o Dom Quixote Interativo.

São milhares de documentos. Mãos à obra e boa pesquisa.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)

28 de nov. de 2013

Núcleos de pesquisa: CHA – CENTRO DA HISTÓRIA DA ARTE

O CHA – CENTRO DA HISTÓRIA DA ARTE está vinculado ao  Instituto de História da UFRJ e reúne alunos, professores e interessados em História da Arte. O grupo realiza estudos históricos de cultura visual, com ênfase em acervos da Idade Média e Era Moderna, tanto na Europa como no Brasil. Além disso, promove seminários e cursos introdutórios e mais complexos para alunos interessados. 

O site oferece informações sobre os colaboradores do CHA, eventos a realizar e já realizados, a produção acadêmica do grupo (teses, dissertações e artigos). 

Você pode conhecer também os projetos do CHA, que atualmente trabalha no projeto Arte e devoção - imagens cristãs europeias em acervos do Rio de Janeiro.

Você pode também acompanhar o CHA no facebook.


  


Museus: MUSEU NAPOLEÔNICO (ROMA)

File:Ponte - v Zanardelli Museo napoleonico 1280292.JPGO Museu Napoleônico de Roma foi fundado em 1927 a partir da doação pelo Conde Giuseppe Primoli, descendente dos Bonaparte, de sua coleção de obras de arte, memórias de Napoleão e memórias familiares, que nasceu do desejo de documentar a estreita relação entre os Bonaparte e Roma. 

O museu funciona no Palazzo Primoli que pertenceu ao conde.

As coleções do museu estão disponíveis para serem vistas online com informações sobre cada peça. Você pode fazer também um percursos pelas salas para ver as obras de cada uma.

Faça o tour virtual pelo museu (em italiano ou inglês).

(fonte: Revista História Viva, no. 113)

26 de nov. de 2013

Filmes: NO

Em 1988, pressionado pelo resto do mundo, o ditador Augusto Pinochet, anuncia um plebiscito para saber se o povo quer que ele continue ou não no poder. O filme NO (2012) foca na criação da campanha do Não, para mostrar as contradições do país. O filme é baseado em uma peça de teatro. Veja o trailer.

Sem tomar um partido evidente, o filme mostra as contradições dos dois lados, tanto da esquerda, como da direita, questões como a quem a ditadura atingiu, e muito mais.

É uma ficção que flerta com a realidade para discutir questões sociais e políticas relevantes para todos os países. Neste momento em que a participação política é cada vez mais discutida, um filme para fazer pensar.

Veja aqui a notícia com o resultado oficial. Este artigo em inglês analisa a campanha e o filme.

imagem: http://umadosedecinema.wordpress.com/2013/05/21/5-no/


25 de nov. de 2013

Publicações: CADERNOS AEL

O Cadernos AEL é uma publicação semestral do Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social/IFCH/UNICAMP, o qual cuida de um importante acervo, iniciado em 1974, relacionado com a história social, política e cultural do Brasil.

A revista tem como objetivo a divulgação de artigos e fontes de pesquisa cujos temas componham o acervo do AEL – preferencialmente trabalhos realizados a partir dele, de autores nacionais e internacionais.

Na sessão Edições Anteriores você pode consultar as 29 edições já publicadas, com temas como Conflitos no campo, Arquivos e Memória, Trabalho e Política e muito mais.

Visite e conheça o grande número de artigos já publicados.

(fonte: INFORME ANPUH, 25)