13 de dez. de 2013

Livros: A ESCUTA SINGULAR DE PIXINGUINHA

Em A ESCUTA SINGULAR DE PIXINGUINHA: HISTÓRIA E MÚSICA POPULAR NO BRASIL DOS 1920 E 1930 (Alameda, 366 p.), a doutora e pesquisadora da História da Música Virginia de Almeida Bessa, procura desvendar alguns intrincados aspectos da trajetória de Pixinguinha. Mais que uma obra biográfica, a autora reconstrói o painel cultural e musical do Rio de Janeiro (a capital federal) nas primeiras décadas do século XX, como forma de entender e compreender a multiplicidade de caminhos que se apresentam ao músico.

Privilegiando como objeto a escuta do compositor, como elementos dos seus estudos a autora examina composições, interpretações e arranjos do músico. Leia a resenha da obra.

A obra tem origem na dissertação de mestrado da autora, caso tenha interesse em conhecer o texto veja aqui


(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

12 de dez. de 2013

Filmes: INVICTUS e A LONGA CAMINHADA DE NELSON MANDELA

Neste post, vou indicar dois filmes um documentário e uma biopic ficcional sobre o líder sul-africano falecido na semana passada. A divulgação das duas obras é interessante como complementação e também como possível utilização para estudos conjuntos, até como comparação das visões apresentadas.

A biopic Invictus (2009) conta os momentos iniciais do governo Mandela e a importância da Copa do Mundo de Rugbi no processo de construção nacional. É o estadista que marca presença. Veja trailer.

O documentário A longa caminhada de Nelson Mandela (1999) mostra os dois lados de Nelson Mandela, o de combatente e o de pacifista, acompanhando sua trajetória do nascimento até o final do seu governo. O revolucionário está presente, mas o estadista também aparece. Assista.

Assista e compare as visões.


11 de dez. de 2013

Museus: MUSEU ESTATAL RUSSO DE SÃO PETERSBURGO


O Museu Estatal Russo de São Petersburgo foi criado em 1895 pelo imperador Nicholas II e aberto ao público em 1898 (veja a história do museu). Atualmente além da guarda de obras-primas, o museu funciona como centro de pesquisa acadêmica, de educação e de restauração. O museu está localizado num complexo que reúne várias construções históricas e jardins.

A coleção do museu conta com mais de 400 mil peças. O site disponibiliza imagens das obras como por exemplos ícones religiosos, peças decorativas, pinturas, desenhos e aquarelas, esculturas, arte folclórica russa, e muito mais.

Entre no mundo da arte russa e boa viagem.

(fonte: Revista História Viva, no. 113)    




Núcleos de pesquisa: LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA, ETNOLOGIA E ETNO-HISTÓRIA – UEM

O LAEE - LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA, ETNOLOGIA EETNO-HISTÓRIA, parte do Programa Interdisciplinar de Estudos das Populações, da Universidade Estadual de Maringá (PR) - UEM, foi criado em 1996 com a proposta de pesquisas as relações socioculturais entre as populações indígenas do Sul do Brasil com as sociedades envolventes. São estudos voltados tanto para as populações pré-colombianas, com às presentes, além das populações de imigrantes europeus, africanos e asiáticos.

As linhas de pesquisa desenvolvidas estão voltadas para a pesquisa arqueológica na bacia do rio Paraná, pesquisas históricas sobre populações indígenas, pesquisas etnológicas sobre populações indígenas atuais, pesquisa sobre minorias étnicas e educação escolar indígena.

O site está em construção mas você pode conhecer um pouco sobre as pesquisas em andamento e os participantes.

Conheça e divulgue. Partilhar conhecimento e conhecer novos pesquisadores sobre assuntos de nosso interesse é sempre importante.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)

10 de dez. de 2013

Publicações: REVISTA TEMPORALIDADES

Publicada pela UFMG, a REVISTA TEMPORALIDADES é um periódico semestral pelos alunos de pós-graduação do Departamento de História. O foco principal da revista é a publicação de pesquisas de alunos de História, principalmente de pós-graduação, abrindo um campo para publicação de pesquisas de discentes e auxiliando na divulgação destes trabalhos.

São dez volumes publicados até o momento e o site permite a escolha da revista para visualização completa ou pesquisa de artigo específico. Cada número tem um tema específico, como por exemplo Teoria e metodologia de história (v. 10), Ciências e saúde (v. 06), História da África no Brasil (v. 08), e muito mais.

Conheça a revista e sua página no facebook.

(fonte: INFORME ANPUH, 26)   

9 de dez. de 2013

Arquivos digitais: HISTÓRIA, MEMÓRIA E CINEMA

O História, Memória e Cinema- Filmes completos não é um arquivo digital comum, com fontes digitalizadas, mas uma página de construção coletiva com o objetivo de reunir filmes que relacionem história, memória e cinema.

São vários filmes que estão disponíveis na internet que você pode utilizar em seus estudos, aulas e pesquisas.

Visite, conheça e ajude a aumentar as indicações do site.

Dica enviada por Vanuza Moreira Braga