11 de jan. de 2014

Livros: O PODER DAS IMAGENS

Capa do livro "O poder das imagens" de Wagner Pinheiro Pereira (Blog da Alameda)Em O PODER DAS IMAGENS - Cinema e Política nos governos de Adolf Hitler e de Franklin D. Roosevelt (1933-1945) (Alameda, 700 p.), o historiador Wagner Pinheiro Pereira analisa, de forma comparada, a utilização do cinema como instrumento de propaganda política e de controle da opinião pública na Alemanha e nos Estados Unidos da América. 

Mapeando aspectos comuns, diferenciais e específicos das imagens e mensagens políticas veiculadas permite a compreensão da natureza dos respectivos governos e das mudanças políticas e culturais que eles introduziram nos dois países, bem como a ideologia que transmitiam nas produções cinematográficas.

O livro é dividido em 04 partes: I - Fábrica de Entretenimento e máquina de propaganda: a dupla face do cinema nos tempos de Hitler e Roosevelt; II - Configuração da identidade nacional coletiva: imagens do lider, do "homem novo" e da nação; III - Destilando o veneno da intolerância: construção das imagens dos inimigos; e IV - Guerra das Imagens: O cinema e as imagens da guerra. 

Leia matéria sobre a obra publicada pela FAPESP. Visite também o site do autor.


(fonte: Revista História Viva, no. 116)
Imagem: www.epocthimes.com.br

10 de jan. de 2014

Museus: MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS

O MAST - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi fundado no Rio de Janeiro em 1985 e tem como missão ampliar o acesso da comunidade ao conhecimento científico e tecnológico por meio de pesquisas, preservação de acervos e divulgação da história da ciência e da tecnologia no Brasil.

O site oferece acesso para você ver informações sobre o acervo do museu: o arquitetônico, que compreende edificações do início do século XX; o arquivístico, com mais de 30 arquivos pessoais e de instituições científicas, o bibliográfico, com livros, folhetos, monografias, teses etc (ainda não está on line) e o acervo museológico.

O site disponibiliza ainda uma base de dados com imagens de instrumentos científicos. São milhares de imagens que são acompanhadas com sua descrição e funcionamento. Muito interessante para ensino, pesquisa e estudos. Estão disponíveis também catálogos de fabricantes para você visualizar ou imprimir. 

Você pode ainda consultar o catálogo dos arquivos e da biblioteca (ainda não estão online).

Boa visita.

(fonte: Revista História Viva, no. 111)

9 de jan. de 2014

Núcleos de pesquisa: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO - IHGB

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB foi fundado em 1838 e tem por finalidade preservar a cultura nacional, estimular estudos históricos, geográficos e de outras ciências sociais e divulgar documentos relacionados à formação e identidade do Brasil, com vistas à preservação da memória nacional. No site do IHGB você tem acesso ao cadastro de pesquisadores.   

O Instituto publica sua revista desde 1839 e disponibiliza no site as edições da RIHGB desde o século XIX. Material muito interessante para pesquisa, ensino ou estudo.

O site traz também um catálogo com os livros publicados pelo IHGB, com os valores para aquisição.

Visite e explore este material.

(fonte: Revista História Viva, no. 116)

8 de jan. de 2014

Filmes: A JOVEM RAINHA VITÓRIA e MRS. BROWN

A indicação conjunta destes dois filmes se devem a figura que as duas obras retratam: a Rainha Vitória, em dois momentos de crise na monarquia, quando da sua ascensão ao trono e após a morte do seu marido, período em que ela fica reclusa.

Em A jovem Rainha Vitória (The Young Victoria, 2009) foca, principalmente, o período anterior à ascensão ao trono até o casamento com Albert. Com ares de comédia romântica e conto de fadas, o filme se presta a análises mais profundas sobre as relações entre as monarquias (interdependências), as questões sucessórias no trono, as crises de popularidade da monarquia, e outras questões presentes nos turbulentos primeiros anos de reinado. Veja o trailer.

Sua Majestade, Mrs. Brown (Mrs. Brown, 1997) trata do período em que a rainha ficou reclusa, após a morte de seu marido Albert, e sua convivência com o escocês Brown, seu cavalariço. Disputas de poder, imprensa sensacionalista, crise monárquica, questões sociais e parlamentares fazem o pano de fundo desta interessante película. Veja o trailer

Interessante, para fins de pesquisa, é a forma como as duas obras procuram humanizar a personagem.


7 de jan. de 2014

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NAZIONALE MARCIANA - VENEZIA

A Biblioteca Nazionale Marciana, da cidade de Veneza (Itália), tem sua história iniciada com Petrarca em 1362. É a mais importante de Veneza e contém uma das mais ricas coleções de manuscritos. Está localizada na Piazzeta San Marco.

Parte do material está disponível para consulta no GeoWeb, um serviço que permite a consulta a mais de 29 mil documentos cartográficos e gráficos antigos. Veja aqui como consultar de forma livre o material do GeoWeb.   Muito interessante para todo historiador.

O site disponibiliza, também, consulta ao catálogo permitindo a você conhecer o material que a biblioteca possui.

Boa pesquisa!

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)

6 de jan. de 2014

Publicações: REVISTA HISTÓRIA.COM

A revista HISTÓRIA.COM, é uma publicação semestral da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), que tem por objetivo publicar e divulgar trabalhos de estudantes de história, como forma de socializar o conhecimento produzido para o maior número de pessoas e instituições.

A revista é realizada com a participação efetiva dos estudantes do curso de História da UFRB, que fazem a editoração, manutenção do site, divulgação de chamada de trabalhos e muito mais. Em 2013 saiu o primeiro número da revista.

Conheça, divulgue e participe.

(fonte: INFORME ANPUH, 26)