18 de jan. de 2014

Núcleos de pesquisa: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UEM

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi criado em 2004 e tem como área de concentração Política, Movimentos Populacionais e Sociais. Tem como linhas de pesquisa as seguintes: Política e Movimentos Sociais; Fronteiras e Populações e Instituições e História das Idéias.

No site você pode conhecer os discentes (com seus currículos) e  a grade curricularO site dá acesso também ao banco de teses e dissertações.

No lado direito da página você encontra links para a Revista Diálogos e acesso a diversos núcleos de pesquisa e laboratórios do setor de História.

Visite e divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 34)

17 de jan. de 2014

Publicações: REVISTA ELETRÔNICA DO TEMPO PRESENTE

A REVISTA ELETRÔNICA DO TEMPO PRESENTE é uma publicação Laboratório do Tempo Presente - UFRJ, que tem como objetivo a divulgação do trabalho científico desenvolvido pelos professores, alunos e pesquisadores associados, de forma a tornar estreitos os laços entre a sociedade e o conhecimento acadêmico.

A revista procura publicar de temas variados dentro de diversos escopos trabalhados pelo Laboratório, como por exemplo a questão da Integração sul-americana, política, cultural e energética; os Fluxos Internacionais, migratórios e currenciais; o terrorismo internacional; as questões africanas; as relações internacionais e a filosofia política.

A edição atual é a de número quatro, publicada em dezembro/2013, tendo como tema "A Venezuela do Tempo Presente". As edições anteriores tiveram como tema central História e Historiografia da África no Brasil e As relações econômicas e políticas do Brasil com a América do Sul e China.

Visite, conheça e divulgue.

16 de jan. de 2014

Arquivos digitais: MEMÓRIA GLOBO

O Memória Globo, é uma criação das Organizações Globo, criado para disponibilizar o material produzido pela TV Globo desde sua criação. Nele você encontra informações sobre bastidores e detalhes de grandes coberturas, cenas de novelas inesquecíveis, quadros humorísticos memoráveis, a emoção de cada vitória no esporte e depoimentos de centenas de profissionais que participaram dessas produções.

Uma forma interessante de conhecer o material é utilizando a ferramenta Linha do Tempo, que permite a aplicação de filtros de palavras e períodos. Clicando na linha você vê os programas daquele período e clicando no programa você tem informações gerais sobre ele. Muito interessante e informativo.

Na sessão de programas de jornalismo você pode ver as grandes coberturas, diversos programas jornalísticos e telejornais.

Visite e explore este material que pode ser uma excelente fonte de pesquisa e ensino. 

15 de jan. de 2014

Filmes: O PLANETA DOS MACACOS (1968)

 [Crítica] O Planeta dos Macacos (1968)O ano é 1968, um ano de grande contestação em todo o mundo, e o cinema nos apresenta um filme que fala da luta entre ciência e religião, entre gerações, entre o velho e o novo, entre grupos e também sobre o poder da informação. 

O cinema nos presenteia com O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes), uma ficção científica que trata da chegada de uma nave espacial tripulada em um local com uma sociedade em que os macacos dominam e os homens são os animais. Veja o trailer.

Roteiro fantástico, que pode ser utilizado para discutir questões como inquisição, ciência x religião, teoria da evolução, estruturas sociais, racismo, escravagismo, etc. É só você prestar atenção nos detalhes (como na cena do tribunal, não vejo, não ouço e não falo).

Veja esta dissertação de mestrado em história que utiliza o filme para analisar a representação do futuro no ano de 1968. Este artigo fala da utilização do filme como recurso didático.

E o final é desolador, mas sempre atual. Assista.


14 de jan. de 2014

Museus: CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA

Localizada em Porto Alegre (RS), no prédio do Hotel Majestic, local aonde morou o poeta, a Casa de Cultura Mário Quintana reúne cinemateca, teatros, biblioteca, cafeteria, livrarias, museus, divididos pelos sete andares do prédio. Assim, os espaços da casa estão dedicados ao cinema, à dança, às artes visuais, à música e muito mais.

A Casa possui diversos espaços, como por exemplo o último quarto no qual ele viveu e uma exposição com o Acervo do Poeta, um espaço dedicado ao Acervo Elis Regina, bibliotecas, a Biblioteca Armando Albuquerque, com acervo sobre música e partituras, e muito mais, inclusive parte do acervo do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Pena que este material não esteja disponível online, mas quem sabe você possa incluir na sua agenda uma visita à Casa? O site traz informação sobre a programação dos vários espaços da Casa. Aproveite. 

Livro: Museus do Brasil
Imagem: www.portoalegregretche.blogspot.com 

13 de jan. de 2014

Livros: DE ADÃO À ONU: HISTÓRIA SINTÉTICA DA HUMANIDADE

Em DE ADÃO À ONU: HISTÓRIA SINTÉTICA DA HUMANIDADE (Ed. Ibrasa, 236 p.) escrito em 1966, o historiador Renè Sedillot faz um apanhado da história do mundo, começando com o homem pré-histórico até o limiar da era dos satélites e da conquista do espaço. 

Com rápidas pinceladas o autor reconstitui o painel da História, começando com o homem pré-histórico,  pintando o mundo antigo e a vida grega, os milênios romano e cristão, o despertar do Ocidente, a era italiana, a francesa e a dos anglo-saxões.

A história econômica é quem dá o plano geral, uma escolha do autor, que não podendo dizer tudo, tenta reter o que julgou o principal. Como diz o autor no prefácio: "Era necessário dar lugar aos reis e aos conquistadores, pois que estes produzem os inventores e os poetas."

Um livro que auxilia bastante naqueles momentos em que se quer fazer uma revisão rápida sobre determinado período.