25 de jan. de 2014

Livros: COLOMBIA UMA NACIÓN A PESAR DE SÍ MISMA

Após um visita à Colômbia, tive muito interesse em conhecer mais sobre o país que para mim era lembrado somente pelas drogas e por Pablo Escobar. O livro COLOMBIA UMA NACION A PESAR DE SI MISMA (Planeta, 485 p.), do historiador norte-americano David Bushnell, faz uma completa síntese que abarca desde o povoamento do território colombiano até a última década do século XX, passando em revista os acontecimentos e processos chaves da política, da economia, da cultura e das relações internacionais.

São 13 capítulos, uma introdução (explicando o seu campo de estudo) e um epílogo, além de apêndices e uma vasta bibliografia complementar.

O livro não é uma simples narração dos fatos, mas coloca questões perante eles e procura explicá-los. Busca também apresentar as explicações para as decisões políticas, econômicas e culturais dos atores dos processos.

A obra torna possível entender melhor a trajetória de um país que apesar de suas similaridades com os demais países da América Latina guarda suas diferenças.



24 de jan. de 2014

Núcleos de pesquisa: LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DO ESPORTE E DO LAZER

O LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DO ESPORTE E DO LAZER foi criado em 2006 vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ e tem como centro de atuação os estudos históricos sobre as práticas corporais institucionalizadas. 

As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo são as seguintes: Memórial Social do Esporte; História Cultural do Esporte; História Comparada do Esporte; História Econômica do Esporte.

No site você tem acesso à equipe de pesquisadores, à agenda de eventos e à memória do grupo (como projetos antigos, disciplinas, etc).

Também é possível acessar as ações desenvolvidas pelo grupo como o Cineclub Sport, o História(s) do Sport, a revista Recorde, um de Fotos Sportivas e muito mais.

Visite, explore e divulgue! 

(fonte: RHBN, no. 93, JUNHO/2013)


  

23 de jan. de 2014

Publicações: POLITEA: HISTÓRIA E SOCIEDADE

A revista POLITEA: HISTÓRIA E SOCIEDADE é uma publicação do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A publicação é editada desde 2001, sendo que até 2010 foi uma publicação anual e atualmente é semestral.

A publicação tem por objetivo veicular um saber histórico aberto à convivência com as diversas ciências do homem e da sociedade, como a Antropologia, a Sociologia, a Filosofia, entre outras. Além disso, busca dar conta de múltiplos níveis e instâncias da realidade dos homens em diferentes temporalidades. Saiba mais sobre o escopo aqui.

O site disponibiliza todas as edições desde 2001, sendo que algumas possuem um dossiê temático específico, como por exemplo a edição 11 de 2011 tem como tema a Inquisição; a edição 10 de 2010 tem como tema a Escravidão.

Conheça, explore, divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 26)

22 de jan. de 2014

Museus: MUSEU DE ARTE BRASILEIRA DA FAAP

Foi por iniciativa do Conde Armando Álvares Penteado que nasceu o Museu de Arte Brasileira, como desejo expresso em seu testamento de vender propriedade e construir no terreno anexo à sua propriedade uma escola de arte e uma pinacoteca. O museu surgiu em 1961 vinculado à FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

O acervo (ainda não disponível on line) atual conta com mais de 3 mil obras, nas quais destacam artistas modernistas brasileiros como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, dentre outros. Reúne ainda a maior coleção de obras de Flávio de Carvalho.

O site traz informações sobre os vitrais do museu, as exposições anteriores (por ano), informações sobre obras restauradas, e muito mais.

Conheça o museu e se estiver em São Paulo faça uma visita.

Livro: Museus do Brasil

21 de jan. de 2014

Arquivos digitais: MUSOPEN

O MusOpen  é uma organização sem fins lucrativos voltada para a melhoria do acesso e exposição da música por meio de criação de recursos livres e materiais educativos.

O site disponibiliza gravações e partituras  de 150 compositores clássicos para download ou audição on-line. As composições estão organizadas por períodos, instrumentos, intérpretes e compositores. As peças são conduzidas por maestros e instrumentistas consagrados. Para fazer o download é necessário um registro simples. 

Os downloads gratuitos são limitados ao número de cinco por dia. Fazem parte do acervo nomes como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Hector Berlioz, Johannes Brahms, Frédéric Chopin  e muito mais.

Visite e explore esta grande caixa de música.

DICA: http://www.revistabula.com via https://www.facebook.com/CafeHistoria

20 de jan. de 2014

Filmes: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

12 Years A SlaveContando a história de um homem livre que é sequestrado e vendido como escravo, 12 Anos de Escravidão (12 years a slave, 2013) é um petardo contra todos os tipos de discriminações, expõe toda a crueldade do direito de propriedade sobre outro ser humano e dos sistemas legais que permitem este tipo de prática. Veja o trailer.

Sem concessões, o filme, baseado na autobiografia de Solomon Northup e com consultoria histórica do professor de Harvard Henry Louis Gates Jr, acompanha a odisseia de Solomon quando este é sequestrado em Washington e levado para o sul com outro nome e como um escravo fugitivo. Veja um trecho de um entrevista em inglês com o professor.

Acesse aqui o livro (em inglês) em edição de 1968.

Um filme necessário para que nunca nos esqueçamos do quanto a escravidão foi vergonhosa.