1 de fev. de 2014

Núcleos de pesquisa: NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UNIV. FEDERAL DE SERGIPE

O Núcleo de Pós-Graduação em Educação (NPGED) da Universidade Federal de Sergipe conta com os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, em área de concentração "História, Política, Sociedade", incluindo duas linhas de pesquisas: "História, Sociedade e Pensamento Educacional" e "Formação de Educadores: Saberes e Competências".

O site fornece o perfil dos cursos, a estrutura curricular, os docentes e os grupos e projetos ligados a cada uma das linhas de pesquisa.   

Oferece também acesso às dissertações, teses, publicações em periódicos e livros de integrantes do Núcleo, alem da revista Tempos e Espaços em Educação.

Conheça e divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 34)

31 de jan. de 2014

Livros: VISÕES DO GOLPE – A MEMÓRIA MILITAR DE 1964

Em VISÕES DO GOLPE: A MEMÓRIA MILITAR DE 1964 (Ediouro, 256 p.), livro organizado pelos cientistas sociais Maria Celina d'Araujo, Gláucio A. D. Soares e Celso de Castro tem o mérito de trazer a voz dos quartéis para a frente do pano, por meio de 12 entrevistas com oficiais que articularam o golpe e que depois participaram do regime até o seu ocaso. O livro é parte de uma trilogia, formada ainda por Os anos de chumbo e A volta aos quartéis.

Temas como a necessidade de ações contra o governo João Goulart, a tensão entre "moderados" e "radicais", o tempo de permanência no poder e muito mais.

Um livro que nos traz um novo olhar sobre a história recente do país, para ser analisado criticamente, pensando sempre na questão da memória e das "visões" como o próprio título nos chama a refletir.

Quem quiser adentrar ao tema da memória militar, veja este texto A guerra da memória: a ditadura militar nos depoimentos de militantes e militares.

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)
imagem: http://produto.mercadolivre.com.br/

30 de jan. de 2014

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DAS ARTES DECORATIVAS, PARIS

Fundada em 1864, a BIBLIOTECA DAS ARTES DECORATIVAS, localizada em Paris, é uma referência para estudantes, pesquisadores, historiadores, críticos de artes. Possui um rico acervo nos campos das artes decorativas, design, artes gráficas, arquitetura, história da arte, arte de jardim e moda. A biblioteca possui mais de 2700  títulos de periódicos.

O site traz informações sobre as coleções da biblioteca, com várias coleções de livre acesso, com gravuras de vestuário, cerimonial, decoração, jardinagem, moda e muito mais. Para visualizar as imagens é só clicar em Voir les vignettes Maciet.


Aproveite estas imagens em seus trabalhos e sala de aula.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)

29 de jan. de 2014

Museus: MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS PUC-MINAS

O Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas, foi criado em 1983, e tem como temas centrais a ciência, a educação e a cultura, com coleções da fauna de mamíferos, répteis, aves e anfíbios, com destaque para a fauna do cerrado. Pena que suas coleções ainda não podem ser vistas online.

Dentre as exposições que o museu oferece destaque para a Era do Répteis, com fósseis de dinossauros, a do naturalista dinamarquês Peter W. Lund em homenagens aos naturalistas que estudaram o nosso país e A Grande Extinção, que mostra um panorama da fauna brasileira na era cenozoica.

Tanto no museu, como no site, outro destaque é o Jardim das Borboletas, um projeto para atrair, abrigar e alimentar borboletas. Conheça.

O museu oferece visitas guiadas e atenção especial a educadores. Aproveite.  

Livro: Museus do Brasil

28 de jan. de 2014

Filmes: CAPITÃES DE ABRIL

No Brasil, apesar de nossa proximidade com Portugal, vemos muito rapidamente os fatos mais recentes da História de Portugal nos nossos estudos. O filme CAPITÃES DE ABRIL (2000), dirigido pela atriz portuguesa Maria de Medeiros, é uma chance de vermos representada na tela uma visão dos principais fatos e do desenrolar da Revolução dos Cravos, que derrubou, em 1974, a ditadura que governava o país a mais de 40 anos. Veja o trailer.

Os principais personagens da queda do regime ditatorial estão ali representados, coadjuvados por personagens ficcionais que dão a estes uma presença mais humana, apesar de sempre heroica. 

Filme muito interessante para conhecermos, pelo menos na visão da cineasta, algo sobre este momento importante da história recente de Portugal. 

Veja aqui entrevista com Salgueiro Maia, o líder que é o centro da película: parte 1 e parte 2.

Quem quiser se aprofundar, esta dissertação trata da construção da memória do 25 de abril.

imagem: http://tvbrasil.org.br/ 

27 de jan. de 2014

Publicações: REVISTA HISTÓRIA ORAL

A REVISTA HISTÓRIA ORAL é uma publicação da ABHO - Associação Brasileira de História Oral, criada em 1998, que se destina à todos os interessados em metodologia e teoria das pesquisas com fontes orais, sendo a primeira inteiramente direcionada à divulgação de trabalhos nacionais e internacionais sobre oralidade, evidenciando também as interfaces da história oral com vários campos de conhecimento. Conheça a equipe editorial.


É visitar, escolher e aproveitar este vasto material para entender melhor esta importante fonte de trabalho para o historiador.

(fonte: INFORME ANPUH, 26)