8 de fev. de 2014

Núcleos de pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS

O Grupo de Estudos Foucaultianos é um grupo vinculado ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, que tem como objetivo desenvolver reflexões, discussões, material escrito (artigos, comunicações, livros), bem como estimular os alunos componentes do Grupo a preencher uma lacuna do Curso de Filosofia referente à Filosofia Contemporânea.

O blog do grupo disponibiliza para você diversos livros para download, vídeos do I Círculo de Palestras Foucaultianas,  textos da coordenadora do grupo prof. Cristiane Marinho. Tem também um histórico de atividades do grupo e informações sobre colaboradores e pesquisadores.

Visite, explore, aproveite e divulgue.

7 de fev. de 2014

Livros: O TOURO NO REBANHO

O Touro do RebanhoO Touro no rebanho (Chiado Editora, 356 p.) é um romance histórico do pesquisador baiano Krishnamurti Góes dos Anjos, tem como mote o resgate da memória da Sedição dos Alfaiates de 1798 na Bahia onde se deduz as elementares razões para a pena de enforcamento e esquartejamento de quatro pobres homens do povo, proferida por uma corte devassa e corrupta. 

Ambientado em uma das épocas mais conturbadas da história brasileira e portuguesa, fins do século XVIII e as duas primeiras décadas do XIX, e expondo documentos históricos nunca publicados, a trama desvenda as mais diversas ambições que engendraram a sedição, e leva-nos à uma faceta do história ainda não revelada: como o Direito colonial brasileiro exercido pela Relação da Bahia, a mais alta corte que se poderia recorrer, julgou os réus acusados da sedição de 1798 e legitimou o poder corrupto de um Estado que funcionou basicamente a partir da escravidão, do suborno e do achaque.

fonte: indicação do autor

6 de fev. de 2014

Arquivos digitais: BIBLIOTECA RICCARDIANA, FLORENÇA

BIBLIOTECA RICCARDIANA, localizada na cidade italiana de Florença, biblioteca iniciada a partir de coleções da família Ricardi, foi transformada em biblioteca pública em 1815, mas desde 1737 seu valioso acervo esteve aberto para estudiosos. 

O acervo, muito valioso, possui manuscritos, cartas de personagens ilustres, raros exemplares do contexto do teatro, farmacopeia, viagens, história e literatura. A criação do acervo online é um dos projetos da biblioteca.

A consulta ao acervo online pode ser feita de várias formas: data, local, autor, etc. Explore. Está disponibilizado também uma consulta especial às imagens de manuscritos miniaturas do acervo.

Uma série de manuscritos especiais podem ser consultados e folheados sem sair de casa. Aproveite.

É entrar e explorar.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 41)

5 de fev. de 2014

Museus: INSTITUTO INHOTIM

Prepare-se para entrar em uma atmosfera particular, em que a arte contemporânea conversa intimamente com a natureza. O Instituto Inhotim revela uma série de pavilhões espalhados por 35 hectares de jardins compostos por plantas e árvores raras. Com um representativo acervo de arte contemporânea, que vem sendo montado desde os anos 1980, apresenta pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações. Veja aqui como chegar lá.
inhotim.jpg
O site do Inhotim oferece acesso ao seu acervo de arte contemporânea, permitindo que você pesquise o que está em exposição, as obras e galerias permanentes e a coleção do museu.

Você também pode conhecer um pouco sobre o Jardim Botânico do complexo.

Visite o site e explore este material! Se tiver possibilidade, visite o complexo.

fonte: livro Museus do Brasil


4 de fev. de 2014

Filmes: SOMOS TÃO JOVENS

Somos Tão JovensO filme Somos tão jovens (2013) acompanha a vida do músico Renato Russo até o momento em que sua banda, o Legião Urbana, ganha o Brasil. Veja o trailer.

Mas não é só de Renato Russo que o filme trata. A obra também traz a representação do surgimento de algumas das primeiras bandas de rock dos anos 80 (o rock de Brasília), da juventude de uma cidade que convive com o poder e a repressão, dos anos finais da ditadura, do enfrentamento entre os pais que apoiam o regime e os filhos que começam a contestá-lo. 

Para os fãs de Renato Russo é entender sobre o surgimento de algumas canções ícones do cantor, para todos é ver um "tempo perdido" (no melhor sentido do termo...). Assista!

Veja aqui um artigo utilizando o filme como tema. Veja também esta monografia sobre a geração dos anos 1980.

3 de fev. de 2014

Publicações: REVISTA 7 MARES

A revista 7 Mares é uma publicação organizada e dirigida por pós-graduandos de História ligados ao núcleo Companhia das Índias, divulgada semestralmente e voltada para a publicação de trabalhos especificamente relacionados à Época Moderna. Conheça o conselho editorial.

A revista traz artigos, resenhas, entrevistas e fontes. A edição atual é a de número dois, que tem como tema do seu dossiê a alteridade religiosa.

As edições anteriores também estarão disponíveis. A de número um teve como tema do dossiê, Maquiavel dissimulado: heterodoxia no mundo ibérico.

Visite, conheça e publique!

(fonte: INFORME ANPUH, 26)