15 de fev. de 2014

Filmes: OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES

O filme Os saltimbancos trapalhões (1981), com o grupo humorístico Os Trapalhões, conta a saga de funcionários pobres e explorados de um circo que se tornam sua principal atração, o que gera ciúme da antiga atração principal, o mágico, e a ganância do dono do circo. Veja uma parte do filme.

O filme é uma adaptação da peça de Chico Buarque de Holanda, que já era adaptação da peça de Sérgio Bardotti e Luis Enrique, baseada num conto dos Irmãos Grimm (Os músicos de Bremmen). A peça de Bardotti seria uma crítica política, na qual o burro representaria a intelligentsia; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares, e a gata, os artistas. O barão é a personificação da elite. 

No filme d'Os Trapalhões vemos também a exploração do povo, num período final da ditadura militar no Brasil, uma crítica social velada e um final que fala da tomada de poder pelo povo.

Cultura de massa também pode ser uma fonte muito interessante para qualquer historiador e este filme, do grupo humorístico Os Trapalhões, pode ser uma interessante fonte de pesquisa.

Veja sem preconceitos e com olhos para detalhes. Este artigo analisa a produção do grupo.

14 de fev. de 2014

Núcleos de pesquisa: LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO

O  LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - LABJOR, da Unicamp, trabalha com os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, que contribuam para a compreensão e entendimento, para a análise e a explicação da dinâmica das relações entre ciência e sociedade que, por sua vez, integram, também dinamicamente, os fatos, eventos e acontecimentos próprios da cultura científica. Conheça o histórico do grupo.

O site divulga a equipe do LABJOR e os cursos conduzidos pelo núcleo (mestrado e especializações).

Oferece informações e acesso a sua produção, como por exemplo programas televisivos, revistas, teses e dissertações.

Conheça e divulgue. Novos contatos são sempre válidos.




13 de fev. de 2014

Livros: JAMÁS HA LLOVIDO REYES EL CIELO...

O livro Jamás ha llovido reyes el cielo… De independencias, revoluciones y liberalismos en Iberoamérica (Universidade Andina Simón Bolivar, 376 p.), organizado pela professora da Universidade de Valência Ivana Frasquet, reúne textos de diversos professores latino-americanos, inclusive do professor da UFPR Luiz Geraldo da Silva. A obra condensa análises necessárias para compreender o complexo processo de construção nacional, estatal e identitário da Iberoamérica no início do século XIX. A frase Jamas ha llovido reys el cielo... é a metáfora usada por um deputado para explicar a origem da soberania nacional em uma sessão das Cortes reunidas em Cádiz em 1810.  

O livro toma como referência uma época de mudanças, mas também de continuidades, em que os atores, as experiências vitais, as atuações políticas e as ações militares se conjugaram neste amplo espaço da América Ibérica.

Veja resenha da obra, com informações detalhadas sobre todos os autores.

Dica: Prof. Luiz Geraldo da Silva


12 de fev. de 2014

Publicações: REVISTA ESPORTE E SOCIEDADE

A REVISTA ESPORTE E SOCIEDADE, publicação da Universidade Federal Fluminense, é uma revista semestral que tem como objetivo contribuir para o avanço dos estudos sobre esporte a partir do diálogo com as ciências sociais e humanas. Conheça o conselho editorial.

A revista começou a ser editada em 2005 e já está no seu 22o. número. A revista traz artigos tanto de autores nacionais como de estrangeiros. Além de artigos a revista traz também resenhas. É só escolher um número e pesquisar o seu conteúdo. O número 21 por exemplo trouxe o dossiê Futebol e Narrativas Orais. 

Acesse, conheça, explore e divulgue.


11 de fev. de 2014

Arquivos digitais: BLOG RECEITA DE SAMBA

O blog Receita de Samba é dedicado à memória do samba, esta genuína música brasileira, com muito material interessante que pode auxiliar pesquisadores da música e também dar oportunidade para as novas gerações conhecerem artistas já quase esquecidos.

O blog oferece para download sambas antigos, muitos deles existentes somente em 78 rpm. São diversas coletâneas a disposição para baixar ou ouvir. Além destas, também é possível buscar informações em Especiais criados pelo blog.

O blog também oferece acesso a textos e entrevistas, letras de sambas e vídeos. As informações também podem ser encontradas separadas por sambistas.

Visite, explore e divulgue.  

(fonte: Café História)

10 de fev. de 2014

Museus: MUSEU VIVO DA MEMÓRIA CANDANGA

O MUSEU VIVO DA MEMÓRIA CANDANGA está instalado na construção de madeira que sediou o primeiro hospital de Brasília, fazendo uma ponte entre o patrimônio material e imaterial. Sua missão é manter viva a memória do povo local, assim como da construção de Brasília. Dedica-se, desde sua fundação em 1990, a mostrar como se deu a construção de Brasília. 

Ficheiro:Placa-da-entrada.JPGO acervo do Museu composto de mobiliário, fotos e equipamentos antigos de Brasília, está distribuído em cinco coleções expostas de forma permanente nas exposições “Poeira, Lona e Concreto”, “Os Muitos Mestres que Enriquecem nossas vidas”, “O Cerrado de Pau de Pedro” e “Tradição e Renovação – novos caminhos”.

Acesse e conheça o material desta homenagem à construção da capital do Brasil.

fonte: livro Museus do Brasil
imagem: http://pt.wikipedia.org/