22 de fev. de 2014

Livros: A FORMAÇÃO DAS ALMAS: O IMAGINÁRIO DA REPÚBLICA NO BRASIL

Em A FORMAÇÃO DAS ALMAS: O IMAGINÁRIO DA REPÚBLICA NO BRASIL (Companhia das Letras, 168 p.), o historiador José Murilo de Carvalho, por meio de imagens nos leva a refletir sobre o momento de implantação do regime republicano, o surgimento de mitos e origens e as batalhas travadas para a construção de uma identidade para a República brasileira.

O autor utiliza como fontes para sua análise quadros e monumentos (estátuas, bustos) erigidos país afora, jornais e revistas (como o Cruzeiro, O Paiz e a Revista do IHGB), além de apresentar uma extensa bibliografia sobre o assunto.

Interessante para conhecer mais sobre o nosso país e para ver como o autor utiliza fontes diversas. 

(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)

21 de fev. de 2014

Filmes: AGUIRRE, A COLÉRA DOS DEUSES

Aguirre, a Cólera dos Deuses (Aguirre, der Zorn Gottes) - Poster / Capa / CartazO diretor Werner Herzog em AGUIRRE, A COLÉRA DOS DEUSES (Aguirre, der Zorn Gottes, 1972) nos apresenta uma viagem, no século XVI, enviada pelo conquistador espanhol Gonzalo Pizarro, em busca do Eldorado. Em determinado momento, passa a ser liderada pelo insano Don Lope de Aguirre. Veja o trailer.

O filme é contado como se fosse a filmagem de uma fonte histórica. No entanto, a fonte que ele indica não é a que trata da viagem de Aguirre, mas de outra: o padre Gaspar de Carvajal participou de uma expedição em 1540 até a foz do Amazonas e escreveu Relación del nuevo descubrimiento del famoso río Grande que descubrió por muy gran ventura el capitán Francisco de Orellana. 

A obra serve para discussão de muitos temas, como a conquista da América, a luta pelo poder, a cobiça, e muito mais.

A viagem de Lope de Aguirre, conhecida como Jornada de Omagua e Dorado, foi tema de outras obras, são 8 Relaciones de membros da equipe. Veja este artigo que fala sobre estas visões de Aguirre.


20 de fev. de 2014

Núcleos de Pesquisa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFF

O PPG EM HISTÓRIA DA UFF foi criado em 1971 e possui cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui área de concentração em história social e três grandes linhas de pesquisa: cultura e sociedade, poder e sociedade e economia e sociedade. Conheça aqui o corpo docente do PPGH.

O site oferece acesso à produção do PPGH: teses e dissertações; as revistas Tempo, Cantareira, Passagens e 7Mares; e outras publicações do grupo. Veja por exemplo esta publicação sobre estudos de imprensa no Brasil.

Visite, conheça e se estiver interessado, conheça as regras para ingresso.

Dica: Prof. Maurini de Souza

19 de fev. de 2014

Arquivos digitais: CENTRO DE MEMÓRIA DA AMAZÔNIA

O CENTRO DE MEMÓRIA DA AMAZÔNIA é um projeto da Universidade Federal do Pará (UFPA) que nasceu de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Pará para a guarda, conservação e organização do acervo judiciário do Pará, com documentos cíveis e criminais que variam de 1785 a 1970. Veja aqui uma apresentação do CMA

O CMA desenvolve diversos projetos como o Ver-o-Site, uma exposição sobre o mercado Ver-o-Peso, sobre a inquisição na Amazônia, um banco de dados com informações sobre inventários, um banco de dados sobre alistamento eleitoral

Veja aqui os documentos já publicados pelo site desde 2009. Veja aqui informações sobre o acervo judiciário.

Acesse e aproveite o que o site disponibiliza.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)


18 de fev. de 2014

Publicações: REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA

A Revista de História Comparada é um periódico publicado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aceita, em fluxo contínuo, artigos cujo teor envolva um campo de experimentação em história comparada. Conheça o comitê editorial.

A revista iniciou suas publicações em 2007 e já possui 9 edições. Veja aqui todas as edições publicadas. No número 1 um artigo de abertura sobre a história comparada.

A partir da edição de dezembro/2009 as edições tem temas específicos (dossiês), como A construção social do corpo (Volume 3, no. 2), História e Memória (Volume 5, no. 2), América Latina: Identidades (Volume 6, no. 2).

Aproveite todo o material. 

(fonte: INFORME ANPUH, 30)

17 de fev. de 2014

Museus: PALACETES DAS ARTES RODIN BAHIA

O Palacete das Artes, também conhecido como Museu Rodin da Bahia, esta localizado num palácio neoclássico no bairro Graça, em Salvador, destinado como sede do Palacete das Artes em 2003, por sua semelhança estilística com o museu Rodin, de Paris. 

Ao longo do jardim, dos primeiro e segundo pisos, estátuas do artista francês estão expostas, sendo completadas com outras obras em exposições permanentes e temporárias. Veja informações sobre as instalações do museu.

O site traz informações e imagens das obras de Rodin, exposições atuais e anteriores e os eventos do museu.

Visite o museu, curta a página no facebook e se você é educador, veja aqui como agendar uma visita.

Fonte: Livro Museus do Brasil