1 de mar. de 2014

Publicações: REVISTA TOPOI

A Revista Topoi é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ vocacionada para a divulgação da produção historiográfica brasileira contemporânea, aberta a todos os campos disciplinares, especialidades, períodos e temas históricos. Conheça a equipe responsável.

As revistas trazem artigos, resenhas, debates e entrevistas, buscando abranger uma gama variada de assuntos e expressões da cultura. A edição atual é a 27, mas o site oferece acesso a todos os números publicados

Acesse e aproveite o material. Veja as regras para publicação.


28 de fev. de 2014

Filmes: LUTERO

LUTERO (Luther, 2003) é uma biopic sobre o reformador Martinho Lutero, que desgostoso com o materialismo da Igreja, começa a Reforma Protestante. O filme cobre o período de  vida de Lutero desde que ele se tornou monge até a Confissão de Augsburgo. Veja o trailer.

O filme aborda a formação do protestantismo, mas como toda biopic a romantização está presente, merecendo análise cuidadosa da representação que se quer passar da vida do personagem, que períodos são escolhidos para serem mostrados e como são mostrados. 

Esta é mais uma obra que tem o reformador Lutero como personagem, veja aqui todas as obras cinematográficas/televisivas que tiveram representações de LuteroO filme foi financiado por uma associação que busca apoiar iniciativas que promovam o luteranismo.

Veja aqui uma resenha do filme publicada em revista de teologia. Este trabalho analisa o filme em relação à bibliografia sobre reforma protestante.


(Fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)




27 de fev. de 2014

MUSEUS: MUSEU DE ARMAS CASTELO SÃO JOÃO

O MUSEU DE ARMAS CASTELO SÃO JOÃO é a sede do Instituto Ricardo Brennand e está localizado em Recife (PE). 

Nele encontramos um acervo de coleções de pinturas, armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário. A coleção de armaria tem mais de 3 mil peças dividida em caça, pesca, defesa pessoal e guerra, além de armaduras medievais.

Clicando em Pinacoteca você tem acesso às exposições do Museu, com destaque para a do pintor holandês Frans Post e o Brasil holandês.

Faça um tour virtual. Muito interessante.

Fonte: livro Museus do Brasil

26 de fev. de 2014

Núcleos de pesquisa: CENTRO DE ESTUDIOS FILOSÓFICOS MEDIEVALES

O Centro de Estudios Filosóficos Medievales, da Universidade de Cuyo – UNCuyo, localizada na cidade argentina de Mendonza, foi fundado em 2001, com um vocação interdisciplinar que busca conciliar diversos níveis de compreensão do rico e fecundo horizonte que constitui a experiência do homem medieval.

O site disponibiliza acesso à Seção de Estudos Litúrgicos Medievais (SELM), às publicações do CEFIM (como a Revista Scripta Mediaevalia), os membros do CEFIM e também alguns link para estudos sobre o medievo.

Visite, conheça, aumente sua rede de conhecimento e pesquisadores. 


25 de fev. de 2014

Arquivos digitais: SÃO PAULO, OS ESTRANGEIROS E A CONSTRUÇÃO DA CIDADE

O portal SÃO PAULO, OS ESTRANGEIROS E A CONSTRUÇÃO DA CIDADE tem como objetivo divulgar documentos e fotos oriundos da pesquisa realizada pela USP que tem como tema estudar a cidade de São Paulo transformada desde o final do século XIX, tendo por fio condutor as presenças estrangeiras, num sentido mais abrangente: imigrantes, viajantes, visitantes, residentes e todos que vivem na heterogeneidade da grande cidade. Conheça a equipe responsável

Para montagem do banco de dados disponibilizado pelo portal, foram pesquisados diversos acervos nos quais foram selecionados projetos arquitetônicos e decorativos, plantas, mapas, fotografias. Clique aqui para pesquisarAlém disso, o banco de dados fornece também acesso a artigos publicados em periódicos sobre a presença estrangeira.

O portal tem também uma seção especial dedicada aos bairros do Bexiga e do Bom Retiro. 

Explore a cidade e que tal pensar num projeto parecido para a sua.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)

24 de fev. de 2014

Livros: A ERA DAS REVOLUÇÕES (1789-1848)

Primeiro livro da trilogia das Eras (publicaremos post sobre os outros posteriormente), o livro A ERA DAS REVOLUÇÕES - 1789-1848 (Ed. Paz e Terra, 535 p.), do historiador inglês Eric J. Hobsbawn, trata da transformação do mundo neste período e quanto essa transformação esteve relacionada com o que o autor chama de dupla revolução: a Revolução Francesa e a revolução social (inglesa). Trata de forma ampla das principais questões históricas do período e esboça o tipo de sociedade produzida pela dupla revolução.

Dividida em duas partes, a obra inicialmente nos apresenta o desenrolar dos fatos do período que analisa (sem ser simplesmente uma sucessão de fatos, com comentando os acontecimentos), com capítulos específicos dedicados à Revolução Industrial e à Revolução Francesa (a dupla revolução). Na segunda parte, o autor trata dos resultados desta dupla revolução em diversos aspectos da vida do homem, como a terra, as artes, a religião.

Veja aqui material sobre as Eras oriundo de uma mesa redonda realizada pela Unicamp.