7 de mar. de 2014

Museus: MUSEU OFICINA FRANCISCO BRENNAND

Oficina Brennand: conheça esse lugar mágico e encantadorLocalizado na antiga olaria de seu pai, em uma área de 15 mil metros quadrados, o MUSEU OFICINA FRANCISCO BRENNAND é um projeto do recifense Francisco Brennand que a partir das ruínas da olaria foi criando um ambiente todo especial, com paredes revestidas de grandes pastilhas, chafariz e esculturas e totens espalhados pelos ambientes externo e interno. 

No site você conhece a oficina, os desenhos e pinturas do artista, a arte cerâmica produzida na oficina. Como a oficina também produz produtos para venda, você pode conhecer os revestimentos e os utensílios produzidos.

Prepare-se para entrar em um mundo paralelo.  O artista conseguiu criar uma atmosfera especial neste conjunto monumental.

fonte: Museus do Brasil
imagem: revista Sim

5 de mar. de 2014

Arquivos digitais: OSCAR LEGACY

Em OSCAR LEGACY você tem acesso à história dos prêmios da Academia, com informações sobre cada cerimônia, desde a primeira apresentação em 1929 até os tempos atuais. Visitando cada ano, você tem acesso à vídeos, fotos, curiosidade e muito mais. Muita informação para quem se interessa sobre a história do cinema americano e pela história do Oscar.

Esta é uma das informações que você pode ter acesso no site da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Além de informações sobre os prêmios, você conhece também a história da Academia, suas pesquisas e muito mais.

Interessante também é a base de dados do prêmio Oscar com informações sobre indicados e premiações. 

Visite.

3 de mar. de 2014

Filmes: OS ÚLTIMOS REBELDES

A luta contra o nazismo vista a partir da adolescência e de um tipo diferente de protesto: a dança. Em Os últimos rebeldes (Swing Kids, 1993), um grupo de jovens vive uma vida dupla na Alemanha Nazista: durante o dia são da juventude hitlerista e à noite tocam musica americana. Dois estudantes são acusados de traição e o que era apenas um hobby passa a ser uma questão ideológica. Veja o trailer.

O filme que apresenta a ascensão do nazismo e a ideologia da consciência da juventude alemã. Questões como consciência crítica, delação, ideologia nazista, repressão cultural, luta, ameaça a valores são temas que podem ser analisados a partir da obra. Veja esta resenha do filme em espanhol.

Quem se interessar pelo tema, veja aqui algumas partes de um livro escrito sobre o tema, em uma pesquisa realizada por um músico: Swing under the Nazis.