14 de mar. de 2014

Livros: O ESPÍRITO DAS ROUPAS

Oriundo da tese defendida em 1951, pela filósofa Gilda de Mello e Souza, o livro O espírito das roupas: a moda no século XIX (Companhia das Letras, 1987, 255 p.) desvenda a história cultural da moda na época. A roupa é apreendida em em movimento - em ação -, ligadas ao corpo, ao gesto, à atitude, ao sexo do portador, à função que acabaram assumindo na sociedade móvel do século XIX.

Utilizando de crônicas, romances, pinturas, gravuras e fotografias e com uma abordagem dinâmica, traduz a função psicológica e social da moda que no decorrer do século XIX passa a ter um papel fundamental na organização estrutural da sociedade, notadamente na diferenciação entre classes sociais e entre os gêneros.

O livro traz diversas ilustrações que auxiliam o leitor a acompanhar as análises efetuadas pela autora e nos mostra como os objetos, por vezes chamados de frívolos, permitem análises relevantes da sociedade e do momento histórico.

Leia aqui artigo que a analisa a recepção da pesquisa e da obra, principalmente no meio acadêmico.

Indicação: prof. Rodrigo Tavares - UFPR

12 de mar. de 2014

Núcleos de pesquisa: HISTÓRIA DIGITAL

O História Digital é um portal criado em 2009 com a intenção de divulgar e debater o uso das mídias digitais na educação, assim como experiências criativas em sala de aula.

O site divulga diversas informações que podem auxiliar na aprendizagem e no ensino de história, como resumos, dicas de livros, questões, informações sobre vestibulares, jogos, filmes

Nos vídeos, você pode assistir a teleaulas sobre diversos assuntos, assim como entrevistas, filmes, documentários, etc. Os infográficos são uma ferramenta interessante para o ensino.

As visitas virtuais permitem conhecer locais históricos.

Aproveite este material para aulas e estudo.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)




10 de mar. de 2014

Publicações: REVISTA OPSIS

A Revista OPSIS é uma publicação do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão e aberta à contribuições de docentes e pesquisadores(as) nas áreas de Ciências Humanas e Artes. Conheça a equipe editorial.

A revista traz resenhas, artigos, entrevistas e dossiês com trabalhos que tenham em comum uma determinada temática, o da última revista, poe exemplo, é "masculinidade". São diversos temas já publicados. É só procurar o que mais lhe interessa.

No site você pode acessar a última publicação e as anteriores. Você também pode pesquisar o que já foi publicado.


(fonte: blog Café História)