21 de mar. de 2014

Filmes: WILDE

O filme Wilde (1997), acompanha parte da trajetória do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde, principalmente, o escândalo que provoca na sociedade por seus relacionamentos homossexuais e o que isso acarreta na sua vida: a prisão. Veja o trailer.

O filme é todo construído buscando mostrar como a figura de Wilde está na contramão do senso comum da sociedade londrina do final do século XIX. A cena dele passando no meio de um grupo de juízes é fantástica. Em alguns locais, o filme tem como subtítulo: o primeiro homem moderno.

Sem levantar grandes bandeiras, e visto por alguns como um filme conservador, a obra fica muito interessante no momento do julgamento de Wilde, onde mostra muito bem a questão da perseguição por um estilo de vida e a luta que ele faz contra a hipocrisia.

Veja este artigo que utiliza o filme na análise da representação do homoerotismo masculino no cinema.


19 de mar. de 2014

Arquivos digitais: THE NEW YORK TIMES

O jornal The New York Times fornece acesso para pesquisa em sua base de dados desde sua fundação em 1851. As pesquisas podem ser feitas por data, por autor, por sessão. Você pode ainda pesquisar imagens divulgadas no jornal. 

São milhares de matérias e imagens disponíveis para sua pesquisa, como por exemplo um artigo sobre Solomon Northrup (o personagem do filme 12 anos de escravidão), publicado em 1853, sobre a morte do presidente Lincoln, uma nota sobre a abolição da escravatura no Brasil.

Aproveite.

17 de mar. de 2014

Núcleos de Pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS AMERICANISTAS CIPRIANO BARATA

GRUPO DE ESTUDOS AMERICANISTAS CIPRIANO BARATA foi criado em 2014 e se propõe a juntar dialeticamente teoria e prática, com foco no estudo de História da América e da Educação. Tem por núcleo central a práxis. Conheça a equipe.

O grupo produz textos, realiza encontros e debates, produz documentários e tem um programa mensal na rádio 3w chamado "História em Pauta".

O GEA tem um canal no youtube para divulgação dos vídeos.

Conheça o grupo.