28 de mar. de 2014

Publicações: HISTÓRIA REVISTA

A HISTÓRIA REVISTA é uma publicação semestral da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás, que tem por objetivo a divulgação da produção historiográfica em forma de artigos inéditos, traduções, conferências, entrevistas e resenhas. A publicação foi lançada em 1996 e já possui 17 volumes (com duas edições por ano).

Além do acesso à edição atual (a deste momento é a 17-2), você também tem acesso às edições anteriores. Já foram divulgados dossiês sobre a Comuna de Paris (v. 16, 2), o ensino de história (v. 17, 1),  sobre História Antiga (v. 1, 1), etnicidade (v. 10, 2), cultura material (v. 12, 2) e muito mais. 

Você pode pesquisar os artigos por autor, área de conhecimento, assunto, palavra-chave, dentre outras opções.

Aproveite o material.

26 de mar. de 2014

Livros: MEMÓRIAS DE UMA GUERRA SUJA

Em MEMÓRIAS DE UMA GUERRA SUJA (Ed. Topbooks, 291 p.), o ex-delegado do DOPS Cláudio Guerra apresenta suas memórias sobre os bastidores de uma parte do trabalho de destruição da esquerda brasileira durante os anos 70 e início dos 80. É o depoimento, em primeira pessoa, de um dos principais agentes  de um grupo de militares fora da cadeia de comando oficial das Forças Armadas que tinha a função de matar.

O livro escrito pelos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, a partir de depoimentos do ex-delegado, apresenta um quadro complexo que indica novas pistas para investigação, considerando os possíveis embates entre memória e história, as revelações e os esquecimentos.

Veja resenha da obra publicada na revista Tempo e Argumento da UDESC. Veja também entrevista com o ex-delegado Guerra.


(fonte: RHBN, no. 83, agosto/2012)
imagem: http://livrariagramsci.com.br

24 de mar. de 2014

Museus: MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL

O Memorial do Rio Grande do Sul está localizado em Porto Alegre, na Praça da Alfândega, em prédio que foi sede dos Correios por quase um século, que foi construído no início do século XX. A concepção do museu permite a integração do público com o acervo.

O Memorial contém um acervo de documentos, fotografias, desenhos, mapas, gravuras, livros e objetos sobre os mais importantes fatos do Rio Grande do Sul. O acervo ainda não está disponível na internet.

Um dos projetos do Memorial, para difundir a cultura do Estado, são os  "Cadernos de História", que visam levar a população, um pouco da história, não só gaúcha, mas de fatos que marcaram e influenciam nosso cotidiano. Os Cadernos estão disponíveis no site para download.

O Memorial está também no facebook.


Fonte: Livro Museus do Brasil