4 de abr. de 2014

Filmes: O AMANTE DA RAINHA

Não se apegue ao nome, pois o filme dinamarquês O AMANTE DA RAINHA (En kongelig affære, 2012), não trata apenas da relação extraconjugal da rainha com o médico de seu marido, mas de como juntos eles iniciam uma revolução para mudar a Dinamarca. Veja o trailer.

O romance é utilizado para mostrar a chegada das ideias iluministas ao país, a razão em um país dominado pela religião. O médico começa a tentar implantar no país, por meio de sua ascendência sobre o rei e a rainha, ideias de igualdade e liberdade, abolição da tortura, do trabalho escravo, do fim da censura e dos privilégios da nobreza, por exemplo.

O filme é interessante ao mostrar a circulação das ideias do Iluminismo na Europa, as tensões entre razão e religião, questões de poder e de manipulação.

Veja resenha do filme publicada na revista Liberdades.



2 de abr. de 2014

Núcleos de pesquisa: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE YALE

O DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE YALE, localizada em New Haven (EUA) funciona desde 1919, porém cursos de História fazem parte da Universidade desde 1760. Possui curso de graduação e pós-graduação e busca ensinar e escrever as histórias da África, Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio, Estados Unidos da América e Canadá.

O site fornece acesso ao pessoal do departamento (como professores e conferencistas - com telefone e área de pesquisa), informações acadêmicas sobre os cursos de graduação, pós-graduação e workshops). O site oferece ainda acesso à Revista do departamento.

Oferece ainda um banco de fontes primárias para serem explorados, além de uma biblioteca de links.

Visite e explore o material desta importante universidade.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)

31 de mar. de 2014

Livros: 1964: HISTÓRIA DO REGIME MILITAR BRASILEIRO

Em 1964: História do Regime Militar Brasileiro (Ed. Contexto, 368 pp.), o historiador e professora da USP, Marcos Napolitano, faz um balanço histórico do regime militar para discutir questões centrais desses "anos de chumbo" que mergulharam o Brasil numa ditadura que durou mais de duas décadas. Veja trechos da obra

São discutidas questões como a responsabilidade de Jango, o apoio da sociedade civil em face do "milagre econômico", a questão da abertura, o cotidiano das pessoas durante o regime, o papel da oposição, as reações da sociedade à tortura e muito mais.

Um livro síntese que nos auxilia a compreender o Brasil 50 anos após o golpe.

Veja entrevista do historiador e autor do livro falando sobre questões discutidas no livro.

(fonte: INFORME ANPUH, 36)