26 de abr. de 2014

Filmes: NOEL - POETA DA VILA

Em Noel - Poeta da Vila (2006), a biografia do compositor Noel Rosa, um estudante de medicina que se torna um dos maiores compositores da música popular brasileira, e a convivência dele com outros grandes ícones do mundo do samba. O filme é baseado no livro Noel Rosa, uma biografia escrito por João Máximo e Carlos Didier. Veja o trailer.

O filme serve como fonte de análise sobre música, transformações sociais, memória musical, questões sociais, racismo, e muito mais. Mas principalmente, ouvir a boa música que é trilha sonora do filme e lembrar de grandes interpretes esquecidos (como Aracy de Almeida - veja este artigo sobre a cantora).

Veja este artigo publicado pelo historiador Antonio Pedro Tota sobre a produção de Noel e como ela pode servir para estudos sobre as transformações sociais na década de 1930.

Veja aqui um outro filme (documentário) sobre o compositor.



25 de abr. de 2014

Museus: MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL (MARGS)

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS está localizado em Porto Alegre, na Praça da Alfândega, e reúne pinturas, esculturas, cerâmicas, objetos, instalações, fotografias e gravuras de artistas nacionais, como Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall, e estrangeiros. A primeira exposição ocorreu em 1955. Conheça o histórico da instituição

O acervo do museu, com mais de 2700 obras, tem sua composição básica a partir da arte gaúcha do século XX, mas com diversas obras de outros artistas nacionais e estrangeiros. A visualização das obras pode ser realizada por autor ou por tipo, como aquarelas, pinturas, esculturas.

O site do museu traz também informações sobre eventos que acontecem no museu.

Aproveite.



Fonte: Livro Museus do Brasil 
Imagem: www.ufrgs.br  

23 de abr. de 2014

Núcleos de pesquisa: GEPHISC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA

O GEPHISC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA criado em 2013, na Universidade Federal de Alagoas, tem como objetivo promover o debate sobre o fazer historiográfico relacionado com a sociedade e a cultura, em três linhas de pesquisa: arqueologia, meio ambiente e patrimônio histórico; sociedade, cultura e poder; e representações, ensino, religiosidade, gênero e etnicidade. Conheça a equipe.

O site traz informações sobre os eventos do grupo, as pesquisas e algumas dicas de links.

A produção do GEPHISC ainda não está disponível para consulta. Mas o site indica acesso para a revista Crítica Histórica da UFAl.  

Visite e aumente seu círculo de pesquisadores.



20 de abr. de 2014

Livros: AMÉRICO: O HOMEM QUE DEU SEU NOME AO CONTINENTE

Em AMÉRICO: O HOMEM QUE DEU SEU NOME AO CONTINENTE (Companhia da Letra, 312 pp.), do historiador britânico Felipe Fernández-Armesto é a primeira biografia abrangente de Américo Vespúcio, protagonista dos descobrimentos dos séculos XV e XVI, realizada com base em pesquisa quase enciclopédica em torno do navegante fiorentino. Veja alguns trechos da obra.

Uma figura complexa, para a qual existem escassos documentos de sua trajetória, abundam versões apócrifas de cartas e manuscritos, o que ajuda na criação de uma mitologia em torno do navegante.

Leia esta resenha sobre a obra publicada em uma revista mexicana. Para conhecer um pouco sobre o navegante veja este artigo da RHBN.

(fonte: RHBN, no. 84, SETEMBRO/2012)