9 de mai. de 2014

Arquivos digitais: BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES

A BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES começou a ser desenvolvida em 1998 e um ano depois estava divulgando clássicos virtuais em língua espanhola. Seu objetivo é fornecer acesso a obras raras de forma livre a todo local do mundo. Os seus fundos, de livre acesso, superam os 130.000 registros bibliográficos em diferentes modalidades: texto, imagem, vídeo, áudio e formatos combinados. 

São diversas áreas, como por exemplo literatura infantil e juvenil (veja o catálogo), a de letras galegas (veja o catálogo) e arquivos.

Uma sessão muito interessante e importante é a de História, que além de um catálogo para pesquisa, traz uma subdivisão para personagens históricos, como por exemplo Cristóvão Colombo.

Veja aqui a ferramenta de busca. Aproveite.

DICA: prof. Marcella Lopes Guimarães  

 

7 de mai. de 2014

Filmes: JOGO DE PODER

Jogo de Poder (2010) PosterEm JOGO DE PODER (Fair Game, 2010), uma agente da CIA tem sua identidade vazada para a imprensa como retaliação por seu marido ter escrito um artigo desmentindo o governo Bush sobre a existência de armas químicas no Iraque, como justificativa para a invasão do país, pós 11/09. Veja o trailer.

Baseado em fatos reais (em livros escritos pelo casal), a obra trata da questão que justificou a invasão do Iraque. Filme político disfarçado de filme de espionagem, o tema central que podemos explorar na obra é: tem um governante o direito de mentir para os seus cidadãos? 

Tendo como personagens centrais o baixo escalão do governo, a obra mostra os meandros do poder, o impacto do Estado na vida das pessoas, a guerra e seus efeitos e muito mais. Na cena final, um discurso discute o papel do cidadão em uma sociedade democrática.  

Esta dissertação discute a representação da Guerra do Iraque nas telas e tem o filme Jogo de Poder como uma de suas fontes.

Veja e discuta.

5 de mai. de 2014

Núcleos de Pesquisa: PPG EM HISTÓRIA DA UNICAMP

O PPG EM HISTÓRIA DA UNICAMP foi criado em 1976 e iniciou com o programa de Mestrado tem um histórico de inovações consideráveis neste quase 40 anos, contribuindo para o ensino, a pesquisa, a construção e a disseminação do conhecimento histórico.

As áreas de concentração são as seguintes: História da arte, História cultural, História social e Política, memória e cidade. Conheça os docentes do curso.

O site oferece acesso, também, a produção científica do PPG, no qual você pode visualizar e baixar diversas teses e dissertações até o ano de 2007. 

Para conhecer o processo seletivo, clique aqui.

Aproveite.