14 de mai. de 2014

Museus: MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA - PALÁCIO CRUZ E SOUZA

O Museu Histórico de Santa Catarina, esta localizado no belo edifício Palácio Cruz e Souza, construído em meados do século XVIII, no qual se destacam a escadaria, a marchetaria nos assoalhos, as pinturas na parede e o vitral, em estilo art nouveau. O museu está localizado bem no centro de Florianópolis e foi inaugurado em 1979

Além da própria arquitetura, o museu também possui acervo de mobiliário, utensílios e obras de arte. Veja no site fotos do interior do museu e dos espaços dedicados à exposições.

No site você tem acesso a informações da diversas exposições temporárias e informações sobre o funcionamento do museu.

Conheça e divulgue.

Dica: livro Museus do Brasil

Museus: MUSEU VICTOR MEIRELLES

O Museu Victor Meirelles está localizado em Florianópolis (SC) na casa em que o famoso pintor de pinturas históricas viveu. Veja a história do museu.

O museu foi instalado em 1952 é de entrada gratuita, bem pertinho da praça XV de Novembro (a da figueira) e tem como plano museológico preservar e divulgar a vida e a obra do pintor. Assista um vídeo da série Conhecendo Museus sobre o MVM.

O acervo conta com obras do artista, com minuciosos esboços, desenhos, estudos em papel e inúmeras obras de óleo sobre tela e aquarela, feitas durante as várias fases da brilhante trajetória do artista catarinense. Mas ainda suas principais obras estão em outros museus.

(fonte: Revista História Viva, no. 117)
imagem: www.museus.gov.br

12 de mai. de 2014

Publicações: REVISTA DOMÍNIOS DA IMAGEM

A REVISTA DOMÍNIOS DA IMAGEM é uma publicação do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, com o objetivo de difundir um diálogo intelectual entre pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior e fomentar a interlocução entre distintas áreas que tratam dos domínios da imagem. Conheça a equipe da revista.

No site você tem acesso a todas as revistas, publicadas desde 2007. São 12 revistas que trazem artigos inéditos, resenhas e muito conhecimento a ser explorado.

Conheça e divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 36)