4 de jul. de 2014

Publicações: RBEFE - Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

A RBEFE é uma publicação trimestral da Escola de Educação Física e Esporte da USP, que tem por objetivo publicar pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento acerca do movimento humano relacionado à educação física e ao esporte, inclusive sua história. Conheça o corpo editorial.

Além de consultar a edição atual, você pode consultar os números anteriores e conhecer o que já foi publicado. A revista existe desde 1996, sendo que até 2003 a revista era chamada de Revista Paulista de Educação Física.

A revista também possui um blog. Em virtude da Copa 2104, o blog está com uma seleção de artigos sobre futebol.

Conheça, divulgue, compartilhe. É importante sabermos o que outras áreas do conhecimento estão discutindo.

2 de jul. de 2014

Livros: VISÃO DO JOGO: PRIMÓRDIOS DO FUTEBOL NO BRASIL

Visão do Jogo - Primórdios do Futebol no BrasilO historiador José Moraes dos Santos Neto, em Visões do jogo - primórdios do futebol no Brasil (Cosac & Naif, 2002, 124 p.) recupera o advento do futebol no Brasil, entre 1882 e 1920, troca Charles Miller por padres jesuítas e analisa o início da crônica esportiva.

Com pesquisa profunda e muitas imagens (são 54 ilustrações) o livro corrige a ideia da introdução do esporte por Charles Miller, em 1894, e vincula este inicio a ações governamentais para melhoria da educação no país, envolvendo D. Pedro II e Rui Barbosa.

O livro é uma ágil panorâmica do início de nossa maior paixão esportiva, abordando as primeiras escolas, as formas de treinamento e os esquemas táticos na virada para o século XX.

Veja matéria da Unicamp sobre a obra. 

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 49)

30 de jun. de 2014

Arquivos digitais: REVISTA PLACAR

A revista Placar, da editora Abril, foi criada em 1970, pouco antes da Copa do Mundo, e é uma das principais publicações sobre futebol do país. 

O Acervo Digital da revista Placar fornece acesso a todas as edições a partir de janeiro de 2006. Não é um período muito grande, mas já pode auxiliá-lo em uma pesquisa envolvendo o futebol. As edições anteriores a 2006 você pode acessar no Google Book que traz todas as edições até 2010. Veja aqui a edição 0.

O site da Placar traz também informações sobre o prêmio Bola de Prata, criado em 1970 e que escolhe a seleção do Brasileirão.

Visite e que tal uma pesquisa ou uma aula sobre futebol?