18 de jul. de 2014

Livros: VENCER OU MORRER – FUTEBOL, GEOPOLÍTICA E IDENTIDADE NACIONAL

O livro VENCER OU MORRER – Futebol, geopolítica e identidade nacional (Ed. Mauad, 2002, 272 p.), de Gilberto Agostino, analisa, em diversos contextos, o desenvolvimento do futebol e as suas relações com o Estado, principalmente em Estados autoritários, discutindo o papel do esporte na consolidação da ideia de nação.

O livro conta a História do Futebol a partir de seus aspectos políticos e sociais, enfocando o esporte tanto nas batalhas nos gramados, como nos campos de guerra. Trata também de uma questão extremamente relevante que é a da violência das torcidas, além da discussão sobre o uso do esporte pelos regimes autoritários.

Dividido em 06 capítulos, nos dois primeiros trata do uso do futebol pelos governantes da Europa na Primeira Guerra e nos anos que antecedem a 2a. Guerra, o terceiro fala de futebol e socialismo russo, o quarto aborda a América Latina e África e nos dois últimos trabalha com a questão das torcidas e da mídia.

Leia aqui resenha da obra. Veja outra análise da obra.

(fonte: Revista História Viva – Grandes temas, no. 49)

16 de jul. de 2014

Publicações: REVISTA VARIA HISTÓRIA

A Revista Varia História é uma publicação semestral do PPG em História da UFMG, criada em 1986, que busca ser um espaço de discussão sobre temas históricos e correlatos, à exceção do ensino de história. A revista é composta de quatro seções: dossiês temáticos, artigos, resenhas e edição críticas de documentos. Conheça o conselho editorial.

Estão disponíveis no site as revistas desde janeiro de 1989. O site apresenta também índices por dossiê, por palavra-chave e por autor, para facilitar a sua pesquisa.  

Conheça e divulgue.

(fonte: RHBN, no. 85, OUTUBRO/2012)
 


14 de jul. de 2014

Arquivos digitais: BIBLIOTECA DE LIVROS RAROS DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

A Biblioteca de Livros Raros do Mosteiro de São Bento possui cerca de 13.000 exemplares que foram sendo inseridos na biblioteca do mosteiro, desde sua fundação em 1582. 

A partir de projeto conjunto entre o Mosteiro e a Secretaria de Cultura da Bahia, estão sendo disponibilizadas inicialmente 60 obras das mais especiais presentes no acervo do Mosteiro. O site disponibiliza pesquisa por autor, por século ou por idioma.

O projeto prevê a disponibilização de outras obras. Aproveite.

DICA: Carina Paccola