26 de jul. de 2014

Núcleos de pesquisa: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA USP

O Departamento de História da USP oferece informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado oferecidos pela instituição. Oferece acesso também aos diversos laboratórios vinculados ao departamento, vários deles já divulgados aqui. Oferece também informações sobre os docentes e às publicações.

O site oferece acesso também ao CAPH - Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda, criado em 1966 como centro de documentação. O CAPH reuni fundos documentais de vários tipos e naturezas, incluindo material audiovisual, fotografias, hemeoteca e publicações periódica. Além disso, tem também as teses e dissertações produzidas na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas).

É só explorar as informações.

24 de jul. de 2014

Museus: MUSEU DAS CIVILIZAÇÕES EUROPEIA E MEDITERRÂNEA

O MUSEU DAS CIVILIZAÇÕES EUROPEIA E MEDITERRÂNEA - MuCEM localizado no velho porto de Marselha, na França, este museu é dedicado às culturas do Mediterrâneo, considerando o mar como um espaço de abertura e compartilhamento, de diálogo entre civilizações, numa perspectiva comparativa e multidisciplinar entre Europa e os outros continentes banhados por este mar.

São três formas diferentes para explorar as coleções: as obras-primas do museu; rotas temáticas e por assunto (por exemplo, artes e espetáculos).

Explore o museu e as coleções.

(fonte: Revista História Viva, no. 119)

21 de jul. de 2014

Filmes: SOBRAL - O HOMEM QUE NÃO TINHA PREÇO

O documentário Sobral - O Homem que Não Tinha Preço, de Paula Fiuza (neta do jurista), acompanha a trajetória do jurista Sobral Pinto (1893-1991) que ganhou destaque pela luta incansável contra as injustiças e contra as ditaduras no Brasil. Veja o trailer.

Com diversos depoimentos e imagens de arquivo, de familiares e da Rede Globo, mostra a luta de Sobral pela democracia e pelos direitos humanos, como por exemplo sua defesa de Luiz Carlos Prestes. O filme acompanha a vida do jurista até a Campanha das Diretas em 1984, quando aos 90 anos de idade, subiu nos palanques para defender a eleição direta para presidente.


Uma lenda do direito brasileiro e da história recente do país.

Dica: Maurini Souza e RHBN, no. 97, agosto/2013)