8 de ago. de 2014

Filmes: O DESPERTAR DE UMA NAÇÃO

O Despertar de uma Nação (1933) PosterEm O DESPERTAR DE UMA NAÇÃO (Gabriel over the White House, 1933) um político torna-se presidente dos Estados Unidos da América, durante a Grande Depressão, e sofre uma metamorfose em um estadista incorruptível após um acidente quase fatal.O político dota-se de poderes ditatoriais para retirar o país para fora das desgraças. Veja um pequeno trecho do filme.

Em estilo de fantasia, com um presidente que se sente próximo ao Arcanjo Gabriel, é um filme de extremo interesse para quem analisa a questão do uso da máquina hollywoodiana na política americana, com um personagem muito próximo de Franklin Roosevelt.
Para quem quer se aprofundar no assunto, veja este texto (em inglês) sobre a gênese e a ideologia da obra. 

(fonte: Revista História Viva, no. 116)






6 de ago. de 2014

Publicações: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UFBA

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UFBA tem como objetivo reunir num único local virtual o conjunto da produção científica e acadêmica da Universidade Federal da Bahia, contribuindo para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, além da preservação da memória intelectual, seja na área das artes, das ciências ou humanidades.
Aproveite todo este material bibliográfico disponibilizado para todos nós.
(fonte: RHBN, no. 97, outubro/2013)    

4 de ago. de 2014

Arquivos digitais: FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS

A FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS é um espaço instituído pelo Partido Comunista do Brasil em 2008 com a finalidade de promover estudos e pesquisas, educação política e também organizar acervo sobre a história do PCdoB e dos movimentos populares no Brasil. O site fornece acesso a teses, fotos, áudios e muito mais.  

Parte do acervo pode ser encontrado no Centro de Documentação e Memória. Outra fonte interessante para pesquisas é o dedicado ao Jornal Classe Operária, desde 1925.  

Explore estes importantes arquivos e talvez aqui esteja a fonte que você precisa para o seu trabalho.

(fonte: RHBN, no. 90, MARÇO/2013)