22 de ago. de 2014

Núcleos de pesquisa: LABORATÓRIO DE HISTÓRIA E ECOLOGIA

O LABHE é um laboratório do Departamento de História da UFRJ, capitaneado pelos professores Lise Sedrez e José Augusto Pádua, com discussões e eventos relacionados à História Ambiental.

O LABHE tem como tema de trabalho para 2014 a história ambiental dos BRICS, em preparação para conferência que será realizada em agosto de 2014. Nesta página você tem acesso aos textos que serão discutidos no programa.

Você pode também conhecer o material do programa de 2011 e 2012. É aproveitar o material para conhecer sobre o tema.

O LABHE desenvolve também eventos como por exemplo o Simpósio Diálogo Brasil-EUA em História Ambiental.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)

20 de ago. de 2014

Filmes: CAVALO DE GUERRA

Cavalo de Guerra (2011) PosterOs filmes que tratam da Primeira Guerra diferem, em sua maioria, dos que tratam da Segunda: enquanto no segundo temos o foco, normalmente, na atrocidade às pessoas, no primeiro os filmes focam na atrocidade da guerra em si.

Em Cavalo de Guerra (War Horse, 2011), Steven Spielberg acompanha a jornada de um cavalo, que é recrutado pela cavalaria britânica, e de seu dono para acompanhá-lo e encontrá-lo, no meio dos horrores da batalha. Veja o trailer.

Com algumas passagens bem idílicas, que lembram filmes de John Ford, é interessante ver como o diretor discute a questão de que não existe lado certo na guerra e que todos podem ser humanos num conflito como este. Repare na cena com o cavalo em um emaranhado de arame farpado.

Trabalhos realizados sobre o tema indicam que 90% dos cavalos britânicos utilizados na I Guerra não retornaram. Para saber mais sobre o assunto conheça este site.

 

18 de ago. de 2014

Arquivos digitais: INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA

Para aqueles que estudam a história do tempo presente, um assunto que pode ser de grande interesse é a questão da luta pela independência que está sendo realizada pela Catalunha, província da Espanha. 

O ano de 2014 está sendo explorado de diversas maneiras por representar um marco da luta, visto ser o tricentenário da anexação ao estado espanhol. Conheça mais sobre isso no site Tricentenari 1714, com muita informação histórica

Além deste, uma grande quantidade de sites pode trazer boas informações sobre o assunto, como por exemplo: www.assemblea.cat, www.naciodigital.cat, www.wilson.cat, www.sij.cat, http://www.solidaritatcatalana.cat.

Um excelente tema para estudo e exploração em sala de aula.

Dica: Montserrat, da Agência de Turismo de Barcelona.