29 de ago. de 2014

Publicações: CADERNOS DE HISTÓRIA

A Revista Eletrônica Cadernos de História foi criada em 2006 no Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, com a finalidade de disseminar o conhecimento e a pesquisa história.

A publicação é semestral e em seus números traz artigos sobre um tema específico (dossiê temático), outros artigos de temática livre e uma sessão dedicada exclusivamente a publicação de trabalhos de iniciação científica de graduandos. Traz também resenhas, entrevistas e transcrições de fontes inéditas. Conheça as normas de publicação.

Você tem acesso a todas as edições, atualmente já são 14, com temas como História do Esporte, Religião, e muito mais. 

Visite, explore e compartilhe.

(fonte: INFORME ANPUH, 27)


  



 

27 de ago. de 2014

Livros: HISTÓRIA DA CARICATURA BRASILEIRA

Uma importante fonte para a análise histórica, a caricatura é tem tratado sobre política e sociedade desde o início do século XIX. O historiador Lucio Muruci, sob o pseudônimo Luciano Magno, em História da Caricatura Brasileira (Ed. Gala, 528 p.), faz um resgate da trajetória e da produção dos principais caricaturistas no Brasil, desde o século XIX até os dias de hoje.

O objetivo da obra é resgatar e revisar a história da caricatura brasileira, mapeando a produção gráfica nacional, com registros e análises biográficas. Além disso, o livro estabelece um novo marco inaugural e fundador desta arte no país, com a capa do jornal pernambucano O maribondo, de 25 de julho de 1822.

Este é um primeiro volume de uma coleção, ainda com quantidade de volumes indefinida. Veja aqui entrevista com o autor

Veja aqui a tese de doutorado do autor que trabalhou com caricatura.

(fonte: RHBN, no. 99, dezembro/2013) 
imagem: http://blogdabn.wordpress.com    

25 de ago. de 2014

Museus: MUSEU NACIONAL DE ROMA

File:Terme Diocleziano - ingresso al Museo Nazionale Romano 00355-6.JPGO MUSEU NACIONAL DE ROMA congrega 04 espaços distintos na cidade de Roma: o Palazzo Massimo alle Terme, o Palazzo Altemps, as Termas de Deocleciano e a Cripta Balbi.

O Palazzo Massimo é um palacete do século XIX em estilo Neorenascentista com uma das mais importantes coleções de obras clássicas, incluindo pinturas e mosaicos e esculturas. O Palazzo Altemps congrega estatuária e antiguidades greco-romanas.

Congrega ainda o complexo das Termas de Diocleciano e Crypta Balbi.

Explore as informações e imagens disponíveis.

(fonte: Revista História Viva, no. 118)