5 de set. de 2014

Publicações: REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA


A revista Teoria da História, uma publicação da UFG-Universidade Federal de Goiás, tem como objetivo ser mais um foro para o debate científico e local de discussão de temas atuais que fomentem a reflexão sobre o que fazem os historiadores quando fazem história hoje.

Trata-se de possibilitar o debate sobre a história no início do século XXI, em um momento de encontro e debate de três concepções (Historik, Filosofia Analítica da História e Neo-Historicismo) da relação entre pensamento histórico e modernidade.

No site você tem acesso à edição atual (hoje é a 10a. com dossiê sobre cultura intelectual brasileira) e também as anteriores, desde a número 01 de agosto/2009.

Conheça e divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 36)


3 de set. de 2014

Arquivos digitais: ACERVO DIGITAL O GLOBO

O ACERVO DIGITAL O GLOBO é um acervo digital que permite o acesso à versão digital de todas as páginas e matérias do jornal O Globo desde sua primeira edição em 1925.

As páginas estão organizadas por edição e podem ser consultadas de duas formas: pela data exata ou por busca com palavra-chave. É possível ainda pesquisar por década.

O site traz algumas sessões, como por exemplo Fatos Históricos, no qual você pode escolher o ano e a sessão do jornal que quer pesquisar, Rio de Histórias, sobre o Rio de Janeiro, Fotogaleria, Frases, Charge e Humor.

Aproveite este material.


1 de set. de 2014

Livros: O BRASIL ANTES DOS BRASILEIROS

O livro O BRASIL ANTES DOS BRASILEIROS: A PRÉ-HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS (Zahar, 2007, 144 p.) escrito pelo arqueólogo André Prous, traça a história da pesquisa arqueológica brasileira e apresenta as mais recentes hipóteses sobre o povoamento e ocupação do território brasileiro.

Em abordagem direta e compreensível para os não-iniciados, o autor analisa nosso acervo arqueológico em toda sua diversidade e desfaz a falsa impressão – bastante difundida – de uma realidade homogênea. Apresenta as sociedades ameríndias desde a entrada do homem na América até a chegada dos europeus.

O livro traz ainda um glossário explicando os principais termos ligados ao tema. 

Leia aqui resenha da obra. Veja também entrevista com o autor.