12 de set. de 2014

Filmes: O LEOPARDO

"É preciso que tudo mude para que tudo fique como está". Uma frase que merece nossa reflexão sempre, presente no livro e no filme O leopardo (Il gattopardo, 1963), de Luchino Visconti e baseado na obra de Giuseppe Tomasi de Lampedusa. Veja o trailer.

O filme é um suntuoso painel das grandes mudanças sociais acontecidas na Itália depois do Risorgimento, o momento da unificação italiana, por meio do príncipe Fabrizio di Salina, seu sobrino Tancredi Falconeri e as pessoas que os cercam, a nobreza decadente e a burguesia em ascensão.

Muito já foi escrito sobre as características ideológicas e estilísticas da obra, como a luta de classes, o marxismo, o refinamento cromático e visual, a monumentalidade, e muito mais.

Veja este artigo que analisa o livro e o filme. Este outro trata do diretor Visconti.



10 de set. de 2014

Museus: MUSEU DA HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO

O Museu da História da Inquisição, localizado na Pampulha, em Belo Horizonte (MG), o espaço conta com 541 peças entre livros antigos, objetos e documentos originais, reproduções de pinturas e também uma sala com aparelhos de tortura, usados contra judeus e hereges.

O site disponibiliza informações sobre o acervo, a biblioteca do museu, artigos, vídeos e muito mais.

Faça aqui um tour virtual pelo museu.





8 de set. de 2014

Núcleos de pesquisa: PPG EM HISTÓRIA DA UFOP

Programa de Pós-Graduação em História 
O PPG EM HISTÓRIA DA UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), inclui o mestrado e o doutorado e tem como área de concentração Poder e linguagens e as seguintes linhas de pesquisa: Poder, espaço e sociedade; Ideias, Linguagens e Historiografia; Poder, linguagens e instituições.

Além destas informações, o site traz também as núcleos de pesquisa, o corpo docente, as revistas, e muito mais. Você tem acesso também às dissertações e teses defendidas.   

Aproveite o material e aumente sua rede de pesquisa.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)