19 de set. de 2014

Filmes: OS PILARES DA TERRA

A minissérie OS PILARES DA TERRA (The Pillars of the Earth, 2010), baseada no romance histórico de mesmo nome do escritor Ken Follet, se passa no século XII e acompanha a construção de uma catedral, em uma Inglaterra em luta pela sucessão real. Veja trailer.

Luta pelo poder, religiosidade, ciência, estrutura social, o nascimento das cidades, o papel da mulher, e muito mais pode ser extraído para estudo e ensino. 
Muito interessante é a questão do renascimento comercial, a disputa pelas feiras e pelos mercados, numa visão da Idade Média além do tempo das trevas.
Leia aqui uma resenha da minissérie. Quem se interessar pelo tema das catedrais, pode ler esta monografia sobre o tema.


17 de set. de 2014

Núcleos de pesquisa: LUDOPEDIO

O Ludopédio é um site que tem como objetivo criar uma rede entre pesquisadores e interessados sobre futebol, a partir de um olhar multidisciplinar, vinculando as diversas áreas das Ciências Humanas.

O site publica entrevistas com personalidades e pesquisadores da área do futebol. Tem também uma biblioteca para divulgação de material sobre o assunto e também uma comunidade para interação entre os internautas.

A parte dedicada a Memória traz uma linha do tempo e um museu digital para auxiliar em pesquisa e ensino.

Visite e entre nesse time. 

15 de set. de 2014

Publicações: REVISTA ABRIL

A Revista Abril, cujo nome é uma homenagem ao 25 de abril de 1974 em Portugal, é um periódico destinado a divulgação de pesquisas relacionadas à literatura portuguesa e africana, disseminando a produção científica de docentes e discentes que pesquisam o assunto.

A primeira publicação ocorreu em 2008 e já são 12 volumes publicados. A revista traz sempre um tema central, na forma de dossiê. No site, na guia Números fosse consulta todas as edições já publicadas. 

Aproveite o material.

Dica: Blog Café História