10 de out. de 2014

Livros: COSTUMES EM COMUM


Costumes em Comum - Estudos Sobre a Cultura Popular TradicionalUm livro que já é um clássico da nova historiografia mundial, COSTUMES EM COMUM: Estudos sobre a cultura popular tradicional (Cia das Letras, 2002, 528 p.), reúne um grupo de ensaios escritos pelo historiador inglês E. P. Thompson, que exploram a teia de costumes, cultura e tradições populares do século XVIII inglês, principalmente entre a classe trabalhadora, assim como sua permanência e transformação ao longo do tempo. Leia resenha da obra.

A obra tem como eixo central a preocupação em investigar como na cultura da classe trabalhadora do povo inglês do século XVIII se deu a concretização das lutas de frente ao avanço do capitalismo e do mercado.

Importante obra para conhecer sobre este autor que muito auxiliou no desenvolvimento de estudos da História Social. Veja este artigo que analisa a recepção da obra de Thompson no Brasil

(fonte: RHBN, no. 99, dezembro/2013)


8 de out. de 2014

Filmes: CONFLITO DAS ÁGUAS

Conflito das Águas (2010) PosterO filme Conflito das Águas (Também la lluvia, 2010) conta a história de uma equipe de filmagem que viaja para Cochabamba, na Bolívia, para realizar um filme sobre a conquista espanhola, mas acaba se envolvendo em uma revolta popular por causa da privatização no abastecimento de água no país. Veja o trailer.

Um filme interessantíssimo, pois discute dois momentos históricos: as lutas populares na Bolívia no final do século XX e a resistência de indígenas frente ao conquistador espanhol.

Para qualquer historiador é muito interessante as discussões sobre personagens históricos (Colombo, Montesinos, Bartolomeu de las Casas) com base nas fontes históricas. Imperdível. 

Veja aqui alguns vídeos sobre a Guerra da Água Boliviana. Para conhecer mais sobre o assunto veja esta tese sobre o evento.

6 de out. de 2014

Arquivos digitais: BRITISH PATHÉ

O BRITISH PATHÉ é um acervo digital com mais de 80 mil filmes, que abrange os anos de 1876-1976, com mais de 3.500 horas de imagens históricas de grandes eventos, figuras notáveis, moda, turismo, esporte e cultura.  A empresa foi fundada em Paris em 1896, pelo pioneiro Charles Pathé. É o século XX exposto para nós: o político, o artístico, o desportivo, o mundano.

Explore o site que tem pesquisa por categorias, arquivos especiais (como por exemplo as cinemagazines), programas, galerias.

O material também está disponível no youtube.

Aproveite este importante material imagético sobre o século XX.

Dica: Prof. Dra. Maurini de Souza