24 de out. de 2014

Arquivos digitais: BIBLIOTECA NACIONAL DA RUSSIA

A BIBLIOTECA NACIONAL DA RUSSIA está localizada em São Petersburgo, foi fundada a partir da Biblioteca Imperial e possui mais de 17 milhões de livros, 450 mil manuscritos e 600 mil jornais em seu acervo.
No site da Biblioteca você pode ter acesso aos tesouros, uma seleção feita pela própria entidade de seus mais raros e preciosos itens, entre manuscritos, mapas russos e muito mais.
Você pode consultar os catálogos e as diversas coleções, como por exemplo os manuscritos, livros raros, material gráfico, e muito mais. Aqui você tem acesso aos principais recursos online.   
Explore este tesouro.
(fonte: Revista História Viva, no. 114)

22 de out. de 2014

Museus: GEMÄLDEGALERIE

A GEMÄLDEGALERIE foi inaugurada em 1830, junto ao Museu Imperial de Berlim. Sua coleção foi pilhada por russos e americanos no final da 2a. Guerra e dividida no pós-guerra, se mantendo separada até 1997. 

O museu possui uma das melhores coleções de arte europeia produzida entre os séculos XIII e XVIII, com pinturas de artistas italianos renascentistas, holandeses, alemães, flamencos e muito mais. 

Veja alguma obras-primas da coleção e a coleção digital da galeria.

Faça um tour virtual pelo museu. Boa viagem...

fonte: Coleção Folha Grandes Museus do Mundo


20 de out. de 2014

Publicações: REVISTA MEMÓRIA EM REDE

A Revista Memória em Rede, é uma publicação do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que publica estudos sobre os temas patrimônio material e imaterial, estudos em memória social, estudos sobre memória e identidade ou ainda tratem da organização de acervos, sua conservação e restauro, recuperação e acessibilidade para pesquisa e outros temas relacionados. Conheça o conselho editorial.

O site permite acesso a todos os números já publicados. Neste momento está sendo divulgado o número 11.

As revistas trazem artigos, ensaios, conferências e ensaios visuais. 

Conheça e divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 37)