7 de nov. de 2014

Publicações: REVER - REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO

A REVER é uma publicação semestral do PPG em Ciências da Religião da PUC-SP, criada em 2001 com o objetivo de informar e propiciar discussão metateórica em torno da Ciência da Religião.

Cada edição traz uma seção temática específica, uma seção Intercâmbios, subsídios para o ensino e resenhas. 

O acesso à revista pode ser realizado à edição atual ou a todas as edições a partir de 2011.  As edições anteriores a 2011 estão arquivadas em outro site.

Conheça, visite e compartilhe.

(fonte: RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012)
  

5 de nov. de 2014

Arquivos digitais: ALUKA – BIBLIOTECA DIGITAL SOBRE A ÁFRICA

A ALUKA é uma biblioteca digital de recursos acadêmicos de e sobre a África, criada em um iniciativa internacional. O nome Aluka deriva de uma palavra zulu que significa tecer. A Aluka tem como missão conectar recursos acadêmicos de todo o mundo, atraindo conteúdo de qualidade sobre a África produzido por instituições e pessoas de diversos países.

O site da Aluka inclui uma variedade de tipos de materiais acadêmicos, desde artigos, livros, relatórios, manuscritos, mapas, relatos, fotografias e slides.

Além da pesquisa livre e a avançada, é possível pesquisar por disciplinas, como História, Arte e História da Arte, Arqueologia e muito mais.   

Aproveite o material

(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013)

3 de nov. de 2014

Livros: HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL

O livro HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL (Ed. Vozes, 2013, 392 p.), da professora Marialva Barbosa, caminha pelo passado e chega ao presente, dando conta também de situar as diferentes mídias em seus respectivos contextos. Parte dos jornais de opinião do século XIX, passa pelo rádio e a convergência de sentidos trazida pela televisão, e chega à popularização da internet (que instaura uma nova forma de perceber e lidar com o tempo).
São analisados fragmentos de textos e imagens de época, como por exemplo 20 jornais do acervo da Biblioteca Nacional, que exploram questões de crítica social e política. 
Nos capítulos finais são analisadas as transformações nos modos de comunicar contemporâneos, porém sem perder de vista as permanências das transformações anteriores no mundo da comunicação.
Veja resenha da obra e artigo sobre a produção da autora.

(fonte: RHBN, no. 97, outubro/2013 e no. 100, janeiro/2014)