14 de nov. de 2014

Filmes: IMPERADOR

Imperador – DubladoO filme IMPERADOR (Emperor, 2012), uma produção Japão-USA, acompanha o General Douglas MacArthur e seu auxiliar Bonner Fellers, nos dias seguintes à rendição japonesa na II Grande Guerra, e a decisão quanto à culpabilidade do Imperador Hiroito pelos crimes de guerra do Japão. Veja o trailer.

Além de questões quase sempre presentes sobre a dificuldade de entendimento da cultura japonesa, o filme traz discussões sobre a destruição do Japão, a política pré-guerra (preste atenção na frase sobre o imperialismo), e o poder dos símbolos (tanto para o Imperador, quanto nas fotos posadas de MacArthur).

O filme é baseado no livro His Majesty's Salvation, do escritor japonês Shiro Okamoto. Veja também o site com informações sobre Bonner Fellers, inclusive com reprodução de documentos.

12 de nov. de 2014

Núcleos de pesquisa: PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA - PUC-RJ

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-RJ foi criado em 1987, contando atualmente com o Mestrado e Doutorado, tendo como área de concentração História Social da Cultura. Conheça o corpo docente.

São três linhas de pesquisa: Teoria e Historiografia, História Cultural e História da Arte e da Arquitetura. O site divulga a grade curricular e os projetos de pesquisa.

Conheça.

(fonte: RHBN, no. 94, JULHO/2013)

10 de nov. de 2014

Museus: NATIONAL GALLERY OF ART - WASHINGTON (USA)

A National Gallery of Art foi criada em 1937 em Washington tendo em seu acervo obras europeias realizadas entre os séculos XIII e XX e obras americanas entre os séculos XVIII e XX. Além do acervo permanente, o museu realiza exposições temporárias que atraem muito público.

As coleções vão desde peças bizantinas até a pop art, com pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, etc. O site traz uma seleção de obras-primas feita pelo museu e possibilidade de pesquisa do acervo.

Outra forma de visualização permite ver informações sobre a obra, sua localização e dimensões. Veja o museu no Google Art Project.

Fonte: Grandes Museus - Folha de São Paulo