21 de nov. de 2014

Filmes: HANNAH ARENDT - IDEIAS QUE CHOCARAM O MUNDO

O filme Hannah Arendt - Ideias que chocaram o mundo (Hannah Arendt, 2012), escrito e dirigido pela diretora alemã Margarethe Von Trotta, acompanha a pensadora Arendt durante sua cobertura do julgamento de Adolf Eichmann, em Jerusalém, e os desdobramentos das ideias que ela apresenta nos seus artigos para a a revista The New Yorker. Veja o trailer.

O filme nos apresenta a pensadora que causou grande polêmica com seus artigos sobre o caso, mas também a figura humana, a mulher, a professora, a pensadora, a aluna, a amiga. Todas estão ali.

Outra questão interessante do filme é não utilizar um ator para representar Eichmann, mas as cenas de arquivo do julgamento.

Veja aqui uma opinião sobre o filme de Celso Lafer, estudioso e ex-aluno de Hannah. Veja também esta entrevista (com legendas em inglês) com própria Arendt.

19 de nov. de 2014

Publicações: REVISTA USP

A REVISTA USP é uma publicação trimestral da Universidade de São Paulo que tem por finalidade publicar artigos sobre Ciências e as Humanidades, notadamente sobre cultura. Em cada edição há um assunto em destaque na seção Dossiê, o carro-chefe da revista.  Além dessa a revista traz também outras sessões como Homenagem, Textos e Livros.

Além do acesso ao número atual, o site permite o acesso aos números anteriores, o último (no. 100) comemora 25 anos da revista. São diversos os temas já objeto dos dossiês, como Memória, Semana de Arte Moderna, Rádio e muito mais.    

Aproveite este material.
(fonte: RHBN, no. 87, DEZEMBRO/2012 e RHBN, no. 90, MARÇO/2013)

17 de nov. de 2014

Museus: GALERIA DELL'ACCADEMIA - VENEZA

A Galeria dell'Academia foi inaugurada em 1817 tendo como base inicial o acervo da Accademia di Belle Arti fundada em 1750.

O acervo da Accademia oferece um quadro completo da escola veneziana: começa na era bizantina, passa pelo Renascimento e vai até o barroco e depois. Veja imagens de algumas obras como de Leonardo da Vinci (o seu Homem Vitruviano), Ticiano, e outras mais. O site traz também vídeos.