27 de nov. de 2014

Livros: HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO BRASIL

O livro HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO BRASIL (Editora Contexto, 352 p.), de Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo, conta em detalhes a trajetória desse meio de comunicação, iniciada em 1950, que inaugurou uma nova relação do brasileiro com a imagem.

A obra acompanha década à década, as transformações sociais e econômicas advindas, as repercussões dos programas e a importância da televisão na estruturação da política, da economia e da cultura brasileira.

Leia aqui resenha do livro.

(fonte: RHBN, no. 100, janeiro/2014)

26 de nov. de 2014

Arquivos digitiais: HERBÁRIO VIRTUAL REFLORA

O Herbário Virtual Reflora é uma iniciativa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em parceria com herbários da Inglaterra e da França (clique na guia Instituições para conhecê-las), para disponibilizar a todos imagens em alta resolução de plantas brasileiras que estão depositadas no Brasil e em outros países.

A plataforma online permite a consulta das imagens disponibilizadas, com duas opções: busca simples, pelo nome científico, ou busca avançada. Esta é interessante aos historiadores, pois tem opção de pesquisar pelo nome do coletor e ano da coleta.

As imagens são fontes interessantes sobre o trabalho de botânicos no Brasil. Veja por exemplo esta consulta tendo como coletor Saint-Hilaire.

Conheça, explore e divulgue.

(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013)  

24 de nov. de 2014

Núcleos de pesquisa: IDOLATRICA

O IDOLATRICA é um site, criado pelos pesquisadores Juan Carlos García Cabrera e Sara Gonzáles, para intercâmbio livre de conhecimento sobre idolatrias e inquisição nos Andes, Espanha e Peru.

O site disponibiliza estudos e documentos, participantes, textos clássicos e muito mais.

Visite o site e conheça os trabalhos e o grupo.

(fonte: RHBN, no. 101, fevereiro/2014)