12 de dez. de 2014

Museus: MUSEU ESTATAL PUSHKIN DE BELAS ARTES

O Museu Estatal Pushkin de Belas Artes, localizado em Moscou, foi inaugurado em 1912, num complexo de seis prédios, abrigando uma das mais representativas coleções de arte internacional da Rússia. Faça seu tour virtual.
O acervo do museu foi formado inicialmente a partir de coleções do Museu Rumyantsev, tendo posteriormente agregado obras de artistas franceses dos séculos XIX e XX, de mestres do Renascimento  e de vanguardas do século XX.
O site oferece acesso às coleções do museu, como por exemplo as pinturas, gravuras, esculturas e muito mais. O site também traz indicações de diversos acervos digitais.
  


10 de dez. de 2014

Núcleos de pesquisa: HANNA ARENDT CENTER

O HANNA ARENDT CENTER do Bard College, nos Estados Unidos da América, é uma instituição que oferece uma associação entre a política não partidária e as humanidades, servindo como uma incubadora para o pensamento intelectual engajado e discussão pública de desafios éticos e políticos. 

O Centro oferece um espaço institucional para o pensamento apaixonado, polêmico, incentivando as pessoas "a pensar o que estamos fazendo", como disse Hanna Arendt.

O site oferece acesso a vídeos de palestras e outros eventos, "amigos" do centro (visitantes e palestrantes), informações sobre eventos e arquivo de conferências. Acesse também o blog do Hanna Arendt Center.  

Visite e divulgue.




8 de dez. de 2014

Livros: HEINRICH HIMMLER – UMA BIOGRAFIA

Escrito pelo doutor em História Peter Longerich, HEINRICH HIMMLER – UMA BIOGRAFIA (Objetiva, 864 p.), é um ensaio sobre um dos cavaleiros da morte do III Reich, a vida do artífice da solução final.
O autor elabora sua narrativa com uma exuberante riqueza de detalhes, explora as profundezas da mente doentia de Himmler, e como sua personalidade doentia refletiu e foi refletida no líder máximo nazista.
Com um minucioso trabalho de pesquisa que inclui jornais e outras publicações da época, monografias, coletâneas, ensaios, dissertações, o autor detalha cada degrau da subida de Himmler em direção ao poder. Leia trecho da obra divulgada na Folha de SP.

Veja trecho de entrevista do autor.

(fonte: Revista História Viva, no. 120)