19 de dez. de 2014

Livros: A HISTÓRIA COMO OFÍCIO

A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar
O livro A HISTÓRIA COMO OFÍCIO (Editora FGV, 2013, 464 p.), da professora e historiadora Marieta de Moraes Ferreira, resgata a história da criação dos cursos de História no Brasil, cuja implantação se deu nos anos 30, na Universidade do Distrito Federal (UDF).

O livro analisa as disputas acadêmicas, as interferências no contexto político e os desafios para o exercício da profissão. Qual o papel social dos historiadores? Qual a importância da história universitária e da formação dos professores dessa disciplina? São questões que a obra procura responder.

Veja resenha da obra. Veja também esta mesa redonda sobre a profissão do historiador com a participação da autora.

(fonte: Revista História Viva, no. 118)

17 de dez. de 2014

Arquivos digitais: ARQUIVO ESTATAL DE DUBROVNIK

O ARQUIVO ESTATAL DE DUBROVNI, na Croácia, é um dos mais ricos arquivos da Europa, com material desde a Idade Média passando pelo período em que a cidade foi uma República. São mais de 7.000 livros encadernados e 100 mil documentos. 

O site traz algumas peças desta vasta coleção para visualização. O material é pequeno, mas você pode solicitar material.


(fonte: RHBN, no. 92, MAIO/2013)

15 de dez. de 2014

Publicações: REVISTA IDEIAS

A Revista Ideias é uma publicação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), editada semestralmente, contando com um dossiê temático e uma seção de artigos livres, além de resenhas, traduções e entrevistas de relevância nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia e História. Seu foco central é a discussão de temas contemporâneos.

O site permite o acesso a todas as revistas publicadas, são 9 até o momento. No ano de 2014 não foram publicadas revistas. No número 1 o dossiê trata da redemocratização no Brasil, o número 3 do Governo Lula, e muito mais.
Acesse e divulgue.
(fonte: INFORME ANPUH, 30)