24 de dez. de 2014

Núcleos de pesquisa: LABTHIMM – LABORATÓRIO DE TEORIA E HISTÓRIA DA IMAGEM E DA MÚSICA MEDIEVAIS

O LABTHIMM – LABORATÓRIO DE TEORIA E HISTÓRIA DA IMAGEM E DA MÚSICA MEDIEVAIS agrega pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de promover o diálogo constante entre a reflexão histórica e a praxis historiográfica. O grupo atua em três linhas de pesquisa: Teorias da imagem: visualidade e retoricidade; A imagem medieval: ornamento, materialidade e permanências; A música medieval: análise, liturgias, notações.

O site traz guias para consulta a eventos (realizados, inscrições abertas, futuros), cursos, publicações (impressas e online) e também um acervo de bibliografias.

Visite e curta a fanpage.




22 de dez. de 2014

MUSEUS: GALERIA UFFIZI

A Galeria Uffizi, de Florença, é o maior museu de arte da Itália e foi construído entre 1560-80 para abrigar os escritórios do Cosimo I, sendo um projeto do arquiteto Vasari. 

O museu possui esculturas greco-romanas e pinturas de arte gótica, do Renascimento, do Maneirismo. Além das obras primas do renascimento italiano, o museu possui obras espanholas, holandesas e alemãs. O arquivo digital do polo de museus de Florença permite consulta a diversas obras.

Veja aqui um mapa do museu. É realmente um dos melhores do mundo.

Faça uma visita virtual e passeie pelo museu no Google Art Project. 


(fonte: RHBN, no. 101, fevereiro/2014)