16 de jan. de 2015

Filmes: ARTIGAS – LA REDOTA

O filme ARTIGAS – LA REDOTA (La Redota - Una historia de Artigas, 2011), é uma produção uruguaia dirigida pelo uruguaio radicado no Brasil Cesar Charlone, uma biopic de José Gervasio Artigas, herói da libertação e unificação do Uruguai, que comandou o exército daquele país em duras lutas contra os exércitos de Espanha, Portugal e Brasil. Veja o trailer.

O filme trabalha com a reconstrução da imagem do militar a partir da pintura de um retrato, mais de 30 anos após a morte do líder uruguaio. A redota do título é o nome popular da marcha pela independência uruguaia no início do século XIX. 
(fonte: Revista História Viva, no. 122) 

14 de jan. de 2015

Museus: CAMARA DA ARMERIA, MOSCOU

A CÂMARA DA ARMERIA é uma parte do complexo do Grande Palácio do  Kremlin, em Moscou, situada em edifício construído em 1851. 

Sua coleção está baseada em itens preciosos guardados na tesouraria dos czares e na sacristia dos Patriarcas. São mais de 4 mil itens, entre paramentos de czares e patriarcas, coroas, carruagens, etc.

As exposições e coleções estão distribuídas em 7 espaços e em dois pisos. Ao acessar cada um dos pisos você tem informação sobre o que tem em cada sala.

Faça sua visita virtual.  E aproveite o material.

(fonte: Revista História Viva, no. 113)

12 de jan. de 2015

Núcleos de pesquisa: ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA MÚSICA


O grupo de pesquisa ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA MÚSICA reúne pesquisadores da USP e de outras instituições para discutir questões relativas à produção e difusão de memória e das narrativas em torno da música. Conheça aqui a equipe.
No site é possível conhecer parte da produção acadêmica do grupo, com textos acompanhados de som, de forma a ampliar a compreensão das narrativas, análises e discussões elaboradas.
Além destes textos, o espaço Banco de Dados oferece produtos de pesquisa que podem ser consultados e utilizados pelo leitor. Até o momento temos, dentre outros sobre AlmiranteMúsica e Universidade.
Aproveite.