23 de jan. de 2015

Núcleos de pesquisa: CEAPAC - UEM

O CEAPAC - Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural, sediado na Universidade Estadual de Maringá, tem por objetivo reunir pesquisadores que atuam no campo das artes e do patrimônio cultural material e imaterial, tendo por foco as décadas de 1950 a 1970. Conheça os participantes.

O site traz informações sobre eventos promovidos pelo grupo, publicações realizadas pelo participantes e galeria de fotos de oficinas realizadas em localidades da região.   

Conheça e divulgue.

21 de jan. de 2015

Livros: VISÕES DO PARAÍSO

Em Visões do Paraíso (Companhia das Letras, 600 p.), lançado em 1959, o autor Sérgio Buarque de Holanda examina questões sobre o imaginário do colonizador, desde os primeiros contatos com o continente americano até o século XVI, estudando os mitos edênicos que acompanharam as narrativas dos descobrimentos e da colonização da América.

Considerado como uma das obras que antecipam a historiografia das mentalidades no Brasil, Sérgio Buarque de Holanda recompõe a concepção paradisíaca que os descobridores tinham do Novo Mundo.  

Além disso, a partir do uso amplo das fontes documentais que retratam as visões idílicas do continente americano, o autor realiza comparação particularmente original entre a colonização portuguesa e a espanhola da América.




19 de jan. de 2015

Arquivos digitiais: ARQUIVO DIGITAL WILSON CENTER

O ARQUIVO DIGITAL WILSON CENTER contém documentos anteriormente secretos de governos do mundo todo, que nos trazem novas informações sobre as relações internacionais e a diplomacia. As pesquisas são centradas em três projetos inter-relacionados: Guerra Fria, Corea e Questões Nucleares.

São diversas coleções, como por exemplo o Muro de Berlim, História Nuclear Brasileira, relações entre EUA e URSS e muito mais.

Os documentos são transcrições, não digitalização de documentos originais.

Conheça.


(fonte: RHBN, no. 93, JUNHO/2013)