30 de jan. de 2015

Filme: LOST ZWEIG

O período em que o escritor austríaco Stefan Zweig viveu no Brasil e as semanas que antecedem seu suicídio são o tema do filme Lost Zweig (2002), dirigido por Silvio Back, a partir do livro Morte no Paraíso, de Alberto Dines. Veja o trailer.

Autor de um livro que cunhou um slogan para o país (Brasil, o país do futuro) a morte de Zweig ainda é carregada de mistérios. O filme apresenta discussões sobre a atuação política de Zweig no Brasil durante a 2a. Guerra e as relações do autor com o governo de Getúlio Vargas.

O filme é uma interessante fonte para a análise das relações entre estrangeiros e o Brasil e questões de identidade nacional.

Veja artigo sobre o filme e entrevista com o autor do livro sobre Stefan Zweig. 

O escritor austríaco volta a estar em evidência em virtude de textos seus terem inspirado o filme O Grande Hotel Budapeste, indicado ao Oscar 2015.


28 de jan. de 2015

Publicações: REVISTA CANTAREIRA

A Revista Cantareira é uma publicação eletrônica de graduandos e pós-graduandos em História pela Universidade Federal Fluminense, com edição semestral e com o objetivo de contribuir para a discussão de temas diversos da pesquisa historiográfica.

Além da edição atual (a de no. 20, com dossiê sobre as ditaduras latino americanas), você pode ter acesso a diversos artigos de edições anteriores. São diversos dossiês, como por exemplo História e Biografias, História, Cultura e Artes.

Você também pode publicar o seu artigo.

(fonte: INFORME ANPUH, 30)

26 de jan. de 2015

Museus: MUSEU DE ARTE FUJI - TÓQUIO

O Museu de Arte Fuji de Tóquio foi inaugurado em 1983 com uma exposição de obras primas de arte francesa. São mais de 30 mil trabalhos expostos no museu.

As coleções pinturas dos séculos XV e XIX, de esculturas, de art nouveau, de cerâmica e de arte japonesa contemporânea. O museu possui também coleções de caligrafia japonesa e roupas e armas de guerra.

O site também traz informações sobre as exposições realizadas.

Visite: faça seu tour virtual.

(fonte: Revista História Viva – Grandes Temas no. 43)