27 de fev. de 2015

Livros: GARIBALDI NA AMÉRICA DO SUL: O MITO GAÚCHO

GARIBALDI NA AMERICA DO SUL: O MITO DO GAUCHOO livro GARIBALDI NA AMÉRICA DO SUL: O MITO GAÚCHO (Ed. Boitempo, 2013, 304 p.), de Gianni Carta, concentra-se em decifrar a construção da imagem épica de Garibaldi, forjada por jornalistas e escritores, uma figura icônica que se pode ser vista em rótulos de vinho, selos e fotografias.

Além da análise da figura, o livro acompanha o desenrolar de acontecimentos históricos da época, como por exemplo a Europa efervescente de 1848. Uma obra baseada em rica documentação e com uma bela iconografia, com consulta a fontes como jornais uruguaios, franceses, italianos e ingleses. 

O estudo parte da trajetória extraordinária de Garibaldi para delinear a construção do mito, por diversos escritores, como por exemplo Alexandre Dumas. A obra mostra como o próprio Garibaldi percebeu a importância dos jornais na construção de sua personagem.

Veja um vídeo da Univesp sobre o livro.

(fonte: Revista História Viva, no. 120)


25 de fev. de 2015

Arquivos digitais: NATIONAL GEOGRAPHIC FOUND

O NATIONAL GEOGRAPHIC FOUND é um arquivo criado com as fotografias da revista National Geographic, criado em 2013, e que apresenta fotografias que nos revelam culturas e momentos do nosso passado. 

Algumas destas fotos nunca foram publicadas e outras constaram da revista. O blog é alimentado com novas fotos e com informações de usuários sobre as fotos.

O arquivo com as fotos pode ser consultado por mês ou por tipo de post.

(fonte: RHBN, no. 92, JUNHO/2013) 

22 de fev. de 2015

Publicações: REVISTA AULAS

A Revista Aulas, publicada pelo Departamento de História da Unicamp entre 2006 e 2013, tem em sua equipe diversos pesquisadores de importância nacional.

São 9 dossiês publicados, com temas como Gênero, Identidades Nacionais, Cultura Material e Foucault. As revistas são multimídia e alguns vídeos podem ser assistidos no Portal Web da Unicamp.

É acessar e aproveitar o material.  

(fonte: INFORME ANPUH, 30)

Museus: AS POSTAGENS DO 1o. SEMESTRE DE 2014

Visitar um museu é sempre bom para qualquer pessoa; para um historiador melhor ainda. 

Veja ou reveja as dicas de museus publicadas pelo blog no 1o. semestre de 2014 e boa visita.