6 de mar. de 2015

Filmes: VÍTIMAS DA TORMENTA

Em 1946, numa Itália destruída pela Guerra, um dos principais expoentes do Neorrealismo, Vittorio de Sica, nos faz acompanhar dois adolescentes, engraxates em Roma, que são mandados para um reformatório após participar de um golpe orquestrado por adultos. Este é o mote de Vítimas da Tormenta (Sciuscià (Ragazzi)).

O filme nos apresenta um país destruído, soldados americanos que tem suas botas engraxadas pelos italianos, o contrabando, a miséria, a morte na guerra, outros que estão presos no pós-guerra, e aqueles que tem saudades de antes da guerra. Ou seja, um painel muito interessante de um momento e de um país.

Veja aqui o filme completo. Leia esta análise da obra como fonte de pesquisa para a representação da criança no cinema.

4 de mar. de 2015

Núcleos de pesquisa: PPG EM HISTÓRIA - UNISINOS

O Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos, criado em 1987, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em História, tendo como área de concentração Estudos Históricos Latino-Americanos. Conheça o corpo docente.

O curso possui 3 linhas de pesquisa: Sociedade indígenas, cultura e memória; Migrações, territórios e grupos étnicos; Poder, ideias e instituições. 

O site permite consulta aos projetos de pesquisa e às teses e dissertações.

Conheça as regras de ingresso.




2 de mar. de 2015

Museus: SZEPMUVESZETI MUZEUM, BUDAPESTE

O SZEPMUVESZETI MUZEUM, ou Museu de Belas Artes, localizado em Budapeste, na Hungria, foi criado em 1896 a partir de lei que determinou que o acervo de diferentes instituições fossem reunidos numa única instituição. O edifício foi inaugurado em 1906.

A coleção do museu inclui obras da Antiguidade, da Renascença e de outros diversos períodos em mais de 100.000 peças. Veja aqui a planta do museu com a distribuição das coleções.

O site permite pesquisa e visualização das coleções por coleção, artista, período ou técnica/material. Veja também a página do museu no GoogleArtProject.

Visite e explore!

(Fonte: Revista História Viva – Grandes Temas no. 43)