20 de mar. de 2015

Núcleos de Pesquisa: CEM - CENTRO DE ESTUDOS MINEIROS

O CEM - Centro de Estudos Mineiros foi criado em 1957, e promove e coordena trabalhos de pesquisa com Minas Gerais como foco temático, nos aspectos econômicos, políticos, sociais, etc.

O CEM está ligado ao  PPG em História da UFMG e disponibiliza no site publicações, trabalhos de pesquisa e bancos de dados para uso público.

Entre suas publicações estão um inventário de arquivos documentais de Minas Gerais e um programa de história oral.

Conheça e divulgue.    

18 de mar. de 2015

Museus: MUSEO DELLA CIVILTÀ ROMANA

O MUSEO DELLA CIVILTÀ ROMANA foi aberto ao público em 1955, combinando materiais de uma exposição arqueológica de 1911 e do Museu do Império Romano. Seus acervo consiste principalmente de reproduções de bustos, inscrições, relevos e reconstruções de áreas do império romano.

O site permite conhecer as coleções num percurso pelas diversas salas do museu. São mais de 50 salas que nos levam à Roma Antiga, principalmente por meio da sua cultura material, como por exemplo esta dedicada à origem de Roma.

Explore o museu.

16 de mar. de 2015

Filme: ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR?

Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967) PosterO ano é 1967 e uma garota volta de viagem e traz seu novo namorado para contar aos seus pais (um jornalista e uma dona de galeria) que vai se casar; a família do rapaz vai até a cidade para vê-lo e a moça os convida para o jantar. Uma trama simples, mas com um detalhe: o rapaz é negro e a garota é branca. Veja o trailer.

Bem vindos à Adivinhe quem vem para jantar (Guess Who's Coming to Dinner, 1967), um filme que nos faz ir além do preto e branco, pois investe nos diversos tons de cinza (desculpem o trocadilho), que um tema como esse pode se prestar. São pessoas humanas, independente da cor, que nos são apresentadas, com todos os seus questionamentos diante de uma situação que de fora pode parecer simples.

Aqui temos um momento da história, de mudanças sociais, com suas diversas complicações, representado na tela. É o cinema na história.

Leia aqui artigo que analisa questões de construção de identidade a partir desta obra cinematográfica.