27 de mar. de 2015

Livros: HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA

A coleção HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA (Unesco, 2010),  uma publicação em 8 volumes, já publicada em diversas línguas, é um importante meio para compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações, a partir de produção de diversos intelectuais, em sua maioria africanos.

A coleção tem sua origem em trabalhos discutidos em seminários nos anos 1960 e escritos nos anos 1970 e 1980. Foi elaborada logo após o processo de independência das colônias africanas, buscando a apresentação do continente a partir da visão de dentro do continente, ou seja, dos africanos.

Leia aqui resenha da coleçãoVeja vídeo em que se analisa o desenvolvimento da publicação.

A coleção está disponível para download gratuito.


(fonte: Revista História Viva, no. 123)

25 de mar. de 2015

Publicações: REVISTA ACERVO

A REVISTA ACERVO é uma publicação do Arquivo Nacional, semestral, que tem por objetivo divulgar estudos e fontes principalmente relacionados à área de arquivologia.

A revista é organizada em forma de dossiê, com um conjunto de artigos relacionados a um tema específico, além de outros textos, entrevistas e resenhas.

O site permite acesso todas as publicações desde sua primeira edição, em 1986. São dossiês Esportes, Golpe Militar de 1964, Religião, e muito mais.

Acesse, conheça e divulgue.

(fonte: INFORME ANPUH, 30)   

23 de mar. de 2015

Arquivos digitais: INSTITUTO JEAN VIGO

O INSTITUTO JEAN VIGO nasceu de um cine-clube, na cidade de Perpignan, e em 1981 se institucionaliza e passa a desenvolver atividades voltadas para diversas área, inclusive com manutenção de um dos mais importantes acervos da França relacionados ao cinema.

Suas coleções incluem materiais como a Memoire filmique du sud, com mais de 150 filmes sobre a região do Languedoc, de cartazes, e muito mais.

Dentre as publicações, a Cahiers de la Cinemathèque pode ser muito útil. Muitos materiais publicados são pagos, mas é um bom site para explorar se você tem interesse em cinema europeu.