10 de abr. de 2015

Museus: MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL – ESPANHA

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO MUSEO ARQUEOLÓGICO NACIONAL, localizado em Madri, Espanha, visa divulgar objetos que pertenciam aos povos da atual Espanha e da zona do Mediterrâneo, desde a antiguidade até tempos recentes, buscando uma interpretação envolvente, rigorosa e críticas destes objetos.

No site o visitante pode ter informações sobre a exposição permanente, com as plantas do museu e acesso as diversas salas, como por exemplo a Hispania Romana. Em cada sala, um miniguia em pdf com informações e imagens.

Além disso, você pode acessar as coleções, com acesso a imagens e informações das diversas coleções, como por exemplo da Idade Média, e escolher a Andaluzia.

Visite e aproveite. Boa viagem à Espanha.


8 de abr. de 2015

Núcleos de pesquisa: LEER - USP

O LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação criado em 2000 no Departamento de História da USP e tem como objetivo conhecer, compreender e problematizar as identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos humanos. São quatro linhas de pesquisa: Etnicidade, Racismo, Discriminação, Iconografia.   

O site traz informações sobre os grupos de pesquisa vinculados ao laboratório, os projetos, como por exemplo Estudos Ciganos, as publicações, os pesquisadores e os diversos fundos documentais.

Acesse o site e explore o material divulgado.

(fonte: RHBN, no. 97, outubro/2013 e no. 103, abril/2014)  

6 de abr. de 2015

Filmes: AMISTAD

Resultado de imagem para trailer amistadUm navio apreendido, um grupo de negros, um motim, uma discussão jurídica que chega a Suprema Corte dos Estados Unidos da América. Este é o mote do filme AMISTAD (1997), dirigido por Steven Spielberg, realizado com base no livro Mutiny on the Amistad: The Saga of a Slave Revolt and Its Impact on American Abolition, Law, and Diplomacy, de Howard Jones, professor de História na Universidade do Alabama. Veja o trailer.

A ação transcorre no ano de 1839, num momento em que o tráfico de escravos está proibido e a questão envolve discussão sobre a propriedade dos negros e se são nascidos na África ou não. Discussões sobre a escravidão nos EUA, política, independência entre os poderes, permeiam o filme.

Muito interessante são as cenas no navio e na prisão envolvendo os negros, que não são apresentados como uma massa única, mas com suas diferenças, suas tensões, suas culturas diferentes.

Veja este artigo sobre o uso do filme para o ensino de história e cultura afro-brasileira.