18 de abr. de 2015

Livros: 1964: O GOLPE QUE DERRUBOU UM PRESIDENTE, PÔS FIM AO REGIME DEMOCRÁTICO E INSTITUIU A DITADURA NO BRASIL

1964 - O GOLPE QUE DERRUBOU UM PRESIDENTE, POS FIMEscrito pelos historiadores e professores Jorge Ferreira e Angela de Castro Gomes, o livro 1964: O GOLPE QUE DERRUBOU UM PRESIDENTE, PÔS FIM AO REGIME DEMOCRÁTICO E INSTITUIU A DITADURA NO BRASIL (Civilização Brasileira, 2014, 436 p.), trata, como relatou seu autor à RHBN, da história do governo João Goulart e do golpe civil-militar que encerrou a experiência democrática no Brasil.

Os autores analisam as forças políticas envolvidas no governo, tanto de esquerda quanto de centro e direita, para entender a crise política que culminou no golpe. São citados trechos de colunas, editoriais e reportagens de jornais da época, auxiliando na construção pelo leitor do período analisado.

Além disso, o livro traz também um selecionado caderno de imagens. Leia resenha da obra

Veja este vídeo com análise do autor sobre o período.

(fonte: RHBN, no. 103, março/2014 e 104, abril/2014)



13 de abr. de 2015

Publicações: REVISTA DE HISTÓRIA DA UEG

Logo do cabeçalho da páginaA Revista de História da UEG (Universidade Estadual de Goiás) é uma publicação semestral que divulga artigos, resenhas, notas de pesquisa, resumos, fontes, em diversas áreas da História. Conheça a equipe editorial.

A publicação iniciou em 2012 e estão disponíveis todas as edições. As edições são plurais, com artigos de diversas bases teórico-metodológica. Algumas edições possuem temas específicos (dossiês), como por exemplo (Ab)Usos do Cinema em História.

Conheça e aproveite o material. 

(fonte: INFORME ANPUH, 30)